MANIFESTAÇÃO

Mulher é detida em BH por pichar monumento durante protesto contra PL da Dosimetria

Joanna Prata
Publicado em 15/12/2025 às 09:59
Compartilhar

De acordo com a Guarda Civil Municipal, a mulher, identificada como Thabata Pinheiro Campos, foi flagrada por câmeras de monitoramento pichando a base do monumento com um spray vermelho, onde escreveu a frase “Brasil Terra Indígena” (Foto/Reprodução)

Uma mulher de 37 anos foi detida na tarde deste domingo (14), em Belo Horizonte, durante uma manifestação contra o Projeto de Lei da Dosimetria, após pichar o Monumento à Terra Mineira, localizado na Praça da Estação, na região central da capital. A ação ocorreu em meio ao ato que contestava o projeto de lei que pode reduzir penas de condenados por tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. 

De acordo com a Guarda Civil Municipal, a mulher, identificada como Thabata Pinheiro Campos, foi flagrada por câmeras de monitoramento pichando a base do monumento com um spray vermelho, onde escreveu a frase “Brasil Terra Indígena”. Ainda segundo a corporação, ela resistiu às ordens dos agentes no momento da abordagem, o que levou ao uso da força para contê-la. Durante a ação, foi utilizado spray de pimenta para dispersar o tumulto e realizar a condução da manifestante à delegacia. 

Testemunhas e representantes da Polícia Militar confirmaram que houve vandalismo contra o monumento. Manifestantes, por outro lado, protestaram contra a prisão e alegaram que a mulher e outras pessoas teriam sido agredidas durante a intervenção policial. Apesar das reclamações, Thabata foi encaminhada à autoridade policial. 

O advogado da mulher, Gabriel Brum, informou que ela foi ouvida e liberada ainda na noite de domingo. Segundo a defesa, Thabata é indígena, da etnia Borun Xonin. O caso seguirá para apuração na esfera criminal. A Guarda Municipal ressaltou que o ato de pichação é considerado infração administrativa pela legislação municipal, passível de multa, além de eventual responsabilização criminal e da obrigação de reparação dos danos causados. 

O Monumento à Terra Mineira é uma das obras do escultor Giulio Starace e fica na esplanada da Praça da Estação, em frente ao Museu de Artes e Ofícios. Inaugurada em 15 de julho de 1930, a obra em granito representa o domínio do território pelos bandeirantes e a conquista da liberdade pelos mártires mineiros, sendo composta por uma figura alegórica de Minas e quatro relevos encravados no bloco central. 

O episódio em Belo Horizonte remete a um caso semelhante ocorrido durante os atos de 8 de janeiro de 2023. Em abril a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão por participar dos ataques às sedes dos Três Poderes e pichar com batom a frase “Perdeu, mané” na estátua A Justiça, em frente ao STF. Ela foi condenada pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, e atualmente cumpre prisão domiciliar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por