O novo sistema é considerado pela comunidade oncológica como a ferramenta de planejamento mais sofisticada do mundo
O Hospital Dr. Hélio Angotti (HHA) acaba de receber o Eclipse 10.0, um dos sistemas mais modernos de planejamento computadorizado para a Radioterapia. O novo sistema é considerado pela comunidade oncológica como a ferramenta de planejamento mais sofisticada do mundo. Com ele, é possível planejar em três dimensões o que será feito no tratamento, levando vantagem sobre o que é utilizado atualmente, pela rapidez que oferece.
De acordo com o físico médico do HHA, Íris Antônio Maeda, anteriormente o planejamento era feito por um sistema chamado CadPlan. Tanto o CadPlan quanto o Eclipse são equipamentos fabricados pela Varian Medical Systems, empresa sediada em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos. “O Eclipse possui um poderosíssimo algoritmo de cálculo, ou regras, que possibilita mais planejamentos feitos em menor espaço de tempo. Um cálculo de dose levava algo em torno de meia hora, possibilitando uma ou no máximo duas tentativas de planejamento por paciente. Devido ao grande número de pacientes, era o melhor que podia ser feito”, explica o Maeda.
O especialista destaca, ainda, que “o novo sistema é capaz de realizar os mesmos cálculos e até cálculos superiores em menos de um minuto, podendo o físico e o radioterapeuta elevar o número de tentativas de planejamento por paciente, resultando sempre no melhor arranjo possível para o paciente”, afirma. Esse equipamento já é utilizado em hospitais de outros estados, como no Espírito Santo, onde médicos revelam que, com imagens em 3D, o tumor é localizado com mais precisão, possibilitando a administração de doses maiores nas células doentes, com menor dano aos tecidos sadios. Em tumores de próstata em estágio inicial, por exemplo, a radioterapia com o novo sistema equivaleria à cirurgia, permitindo uma sobrevida em torno de 80% dos pacientes em 10 anos.
“Estamos agora com a última palavra em termos de planejamento, o que vai ser muito bom para os nossos pacientes”, comemora o médico radioterapeuta Luiz Fernando Angotti Ramos, que recebeu o equipamento ao lado do colega Sergio Santana Otaño. “Poderemos atender mais pacientes em menos tempo e isto é um benefício enorme para a comunidade de Uberaba e região”, completou Otaño. De acordo com o gestor do hospital, José Carlos de Almeida, o equipamento foi adquirido pelo montante de R$ 150 mil, através do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pro-Hosp), do Governo de Minas.
Conforme a assessoria de imprensa do HHA, o novo sistema de planejamento vai funcionar dentro de algumas semanas, pois, antes da utilização em pacientes, o físico e os médicos radioterapeutas que irão atuar com o equipamento, ainda lacrado, passarão por treinamento de rotina oferecido pelo fabricante. Segundo os especialistas, o tratamento em que se utilizam radiações serve para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Essas radiações não podem ser vistas e, durante a aplicação, o paciente não sente nada. Atualmente, a radioterapia atua no tratamento de câncer e tumores geralmente associada com
a quimioterapia.