O projeto para agilizar o serviço de protocolo por meio de um drive thru no Fórum de Uberaba foi aprovado e está em fase de implantação. De acordo com o projeto, o advogado passa externamente ao Fórum com seu veículo, entregando em um determinado setor sua petição e, sem sair do carro, consegue protocolar o documento. Depois acompanha todos os trâmites jurídicos do processo pela internet.
A diretoria da OAB Uberaba apresentou a reivindicação de implantação do projeto no fim de maio à juíza diretora do foro, Régia Ferreira de Lima, que o levou pessoalmente ao desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Joaquim Herculano, em Belo Horizonte.
Segundo a diretora financeira da OAB Uberaba, Cleonilda dos Santos Ferreira, a implantação do projeto está em estudo. “O Tribunal vai fazer um estudo em relação ao trânsito no local, para não atrapalhar a região do Fórum, e a OAB Minas está entrando com o recurso financeiro para viabilizar a obra”, comenta. Cleonilda ressalta que o projeto é inovador. “O advogado e usuários do Fórum irão economizar tempo e valor do estacionamento e agilizar o processo do protocolo. O projeto vai beneficiar todos os jurisdicionais e, de modo especial, os advogados e estagiários, porque são os que mais se utilizam do Fórum”, diz.
A previsão para início deste serviço será juntamente com a entrega do novo Fórum. “A entrega do Fórum ainda não está definida e pode ficar para o recesso do fim do ano. Então, esperamos que o projeto esteja implementado no começo do ano”, prevê Cleonilda. Belo Horizonte já conta com o projeto que, entretanto, não entrou em operação porque houve falha na execução com relação ao trânsito na região do Fórum. “Estamos com muita expectativa. A ideia ainda é estender este projeto para devolução do processo com uma central”, finaliza a advogada.