MINAS

Obras da Infraero impulsionam o Aeroporto de Governador Valadares e fortalecem aviação regional

Joanna Prata
Publicado em 15/12/2025 às 08:39
Compartilhar
Aplicação de grooving feita na pista do aeroporto Cel Altino Machado em Governador Valadares (Foto/Lauro Uezono)

Aplicação de grooving feita na pista do aeroporto Cel Altino Machado em Governador Valadares (Foto/Lauro Uezono)

A infraestrutura aeroportuária de Minas Gerais vive um novo ciclo de modernização. Com obras realizadas pela Infraero em parceria com o Governo Federal, aeroportos regionais passam por melhorias que elevam a segurança operacional e ampliam a capacidade de conexão das cidades. O resultado já aparece no crescimento do movimento de diversos terminais: em 2025, Governador Valadares alcançou 73.315 passageiros, consolidando-se como o sexto aeroporto mais movimentado do estado, atrás apenas de Confins, Uberlândia, Montes Claros, Ipatinga e Zona da Mata.

Governador Valadares é hoje um dos principais exemplos de como uma infraestrutura qualificada impulsiona o transporte aéreo regional. Desde março de 2024, quando assumiu a gestão do aeroporto, a Infraero realizou intervenções fundamentais para garantir operações mais seguras. A pista passou por recuperação e aplicação de grooving, que são ranhuras feitas no asfalto para melhorar a drenagem do pavimento, aumentando assim, a aderência das aeronaves em situações de chuva. Também foi instalado o sistema PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) nas duas cabeceiras, equipamento que auxilia o piloto na aproximação e pouso; que está em fase de homologação. Além disso, a cerca de segurança do aeroporto foi atualizada, reforçando o controle de acesso e a proteção de todo aeroportuário.

Outros aeroportos mineiros também se fortalecem com ações da Infraero. Em Ipatinga, quarto mais movimentado do estado com 115.329 passageiros, as intervenções recentes incluem restauração de pista, taxiways e pátio, além da autorização para um novo pacote de obras, como novo terminal, recapeamento e modernização da iluminação da pista de pouso e decolagem. Em Divinópolis, estão previstos                         R$ 20 milhões em investimentos para adequação da RESA (Área de Segurança de Fim de Pista) em uma das cabeceiras da pista, fundamental para o cumprimento das exigências de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No Sul de Minas, Poços de Caldas já colhe os resultados da reforma do pátio de aeronaves, concluída com apoio técnico da Infraero. A nova camada asfáltica flexível aumentou a segurança das operações e ampliou o potencial de crescimento do aeroporto. Já em Juiz de Fora, no Aeroporto da Serrinha, as obras de recuperação e adequações técnicas realizadas desde 2022 deixaram o terminal apto a receber voos comerciais novamente, reforçando o papel estratégico da região na malha aérea estadual.

Em Governador Valadares e nos demais aeroportos sob sua gestão, a Infraero executa melhorias operacionais imediatas, como recuperação de balizamento, manutenção de áreas internas, limpeza e manejo de vegetação, que garantem um padrão de segurança operacional desde os primeiros meses de atuação. Essas ações complementam o pacote de grandes obras financiadas pelo Governo Federal e reforçam o compromisso de elevar a qualidade da aviação regional.

Todo esse movimento tem como base os padrões exigidos pela Anac, que definem parâmetros de segurança, infraestrutura, equipamentos e operação. A certificação da Agência atesta que o aeroporto está preparado para operar dentro das melhores práticas internacionais, assegurando aos passageiros voos mais seguros e confiáveis.

Mais do que melhorias estruturais, os investimentos mostram como os aeroportos regionais são motores de desenvolvimento. Eles aproximam pessoas, fortalecem o turismo, ampliam oportunidades de negócios e conectam as cidades mineiras ao Brasil e ao mundo. Com planejamento, expertise de mais de 50 anos e compromisso público, a Infraero e o Governo Federal seguem trabalhando para garantir aeroportos modernos, seguros e preparados para impulsionar o futuro de Minas Gerais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por