GERAL

Pelotão volta a atuar focado na paz no trânsito

Várias autoridades municipais participaram do lançamento do Pelotão de Trânsito na tarde de ontem na Transitolândia

Mariela Guimarães/O Tempo
Publicado em 24/05/2011 às 23:50Atualizado em 20/12/2022 às 00:10
Compartilhar

Várias autoridades municipais participaram do lançamento do Pelotão de Trânsito na tarde de ontem na Transitolândia, que faz parte do complexo do quartel do 4º BPM. Além de representantes do comando do 4º BPM e da 5ª RPM, participaram da solenidade de reativação do pelotão secretários municipais e representantes do Legislativo e Judiciário.

O comandante da 5ª RPM, coronel Laércio dos Reis Gomes, afirma que a ideia de reativar o pelotão partiu da demanda e da necessidade de tornar a convivência no trânsito da cidade mais pacífica. “Muitas vidas são perdidas no trânsito da cidade, justamente por conta do desrespeito às normas. É por isso que precisamos conscientizar o cidadã que use o trânsito com mais responsabilidade”, relatou.

Para o tenente-coronel Ney Sávio de Oliveira, a volta do pelotão é de grande valia, principalmente, para a comunidade. “Pretendemos fazer com que essa célula inicial compense a perda de vidas e lesões que o trânsito tem causado. A fiscalização tem um foco especializado e as operações serão realizadas com um número muito maior e vão aparecer quando o pelotão começar a atuar”, salientou o oficial.

Também fazem parte do pelotão seis guardas municipais que participaram na semana passada da reciclagem promovida pela Polícia Militar. “Essa parceria vai ser positiva para Uberaba, já que o objetivo do pelotão é atender aos anseios da comunidade”, ressaltou o comandante da Guarda Municipal, Marco Túlio Gianvecchio. Coronel Laércio revelou ainda que os onze militares que fazem parte do pelotão terão apoio da motopatrulha e que aos poucos serão inseridos outros militares no pelotão com o intuito de intensificar o trabalho na área do trânsito.

Lei municipal. Presente à solenidade, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra, entregou aos comandantes tenente-coronel Ney e coronel Laércio a lei de autoria do Executivo que regulamenta as atividades de mototaxista, motoboy e motofrete, aprovada na Câmara Municipal no dia 10 de maio. “Aproveitando a oportunidade da criação do Pelotão de Trânsito para entregar o procedimento que cria a lei municipal”, afirmou, adiantando que estão esperando a sanção do prefeito para fazer uma parceria do governo estadual e municipal para aplicar um curso com a categoria em parceria com Sest/Senat.

De acordo com Dutra, o que está aprovado na lei e está sendo regulamentado deve ser colocado em prática o mais rápido possível. “A intenção é que a segurança pública seja vista pelo cidadão como pessoas que estão para bem servir. Em seguida, convidaremos os mototaxistas e outros profissionais da categoria a contribuir com a segurança pública”, finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por