Plantão da Receita entrará em recesso no feriadão e os serviços somente voltarão na segunda, dia 25. O contribuinte com dúvidas terá apenas hoje para procurar atendimento
Plantão da Receita Federal entrará em recesso no feriadão e os serviços neste setor somente voltarão na segunda-feira, dia 25. Portanto, o contribuinte com dúvidas sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2011, ano-base 2010, terá apenas hoje para procurar este atendimento.
Segundo o delegado-adjunto da Receita Federal em Uberaba, Sizenando Ferreira, esta folga não atrapalhará os esclarecimentos de dúvidas e nem as entregas das declarações do Imposto de Renda. “Em feriados como esse, muitas pessoas viajam e não fazem as transmissões destes dados. Portanto, a demanda por estes atendimentos é muito pequena nestas ocasiões. Além disso, após o recesso haverá ainda mais uma semana de prazo para que os declarantes possam sanar suas dúvidas e enviar as informações”, avalia.
Ainda de acordo com Sizenando, somente haveria esquema de trabalho diferente neste plantão caso o prazo fosse encerrado nesta semana. “Nesta situação, certamente, criaríamos um revezamento de funcionários para que houvesse um sistema de atendimento de emergência”, garante.
Apesar disso, ontem, a Receita Federal, através de seu secretário, Carlos Alberto Barreto, recomendou aos contribuintes que façam as declarações do IRPF neste feriado. O prazo formal para estas entregas vai até 29 de abril. Quem perder a data limite está sujeito a uma multa mínima de R$165,74. Barreto também afirmou que “não há possibilidade ou necessidade de prorrogação”.