Secretaria de Agricultura prevê crescimento da área plantada de soja e milho em Uberaba. Com a forte estiagem...
Secretaria de Agricultura prevê crescimento da área plantada de soja e milho em Uberaba. Com a forte estiagem nos Estados Unidos, os americanos terão de recorrer a outros países para o consumo de grãos, e o Brasil está entre eles. Produtores de Uberaba estão otimistas com esta realidade, diante da valorização do produto, por isso planejam substituir as áreas de pastagem pelo cultivo da soja e do milho.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, prospecções iniciais sinalizam que vai haver um aumento da área plantada de soja no município, sobre as áreas de pasto, que são mecanizadas e com aptidão para o cultivo de soja. Quanto ao milho, segundo o secretário, diante dos preços no mercado interno e externo, vai ampliar as áreas que estão ocupadas com soja, já que a cultura é exigente e precisa de uma terra revitalizada.
“Teremos a ampliação das culturas de grãos no município, o que vai trazer grandes benefícios econômicos para todos os setores. Com a introdução de novas lavouras, teremos maior movimentação da riqueza em Uberaba. Depois, com a colheita, os preços da soja e do milho estão quase que duplicando em relação aos valores anteriores. Nunca tivemos preços tão remuneradores para estas culturas como agora”, revela.
Ainda através de um trabalho de sondagem com os produtores, de acordo com José Humberto, há indicativos de que áreas que seriam destinadas à cultura de cana-de-açúcar provavelmente darão lugar ao cultivo da soja. “Antes, o foco era a produção da cana, mas, como sempre digo, a agricultura tem altos e baixos, e agora é vez da soja”, afirma o secretário. Ele ressalta que ainda não existe consolidado nenhum número do que será ampliado, pois o plantio de lavouras de milho e soja vai até o mês de novembro.
Outro produtor já comunicou à Secretaria de Agricultura que vai ampliar sua lavoura em 2 mil hectares, utilizando área de pasto que está em degradação.