O preço da fruta está sendo comercializado a R$ 100 a caixa de 22 quilos, sendo que poucos meses atrás...
Tomate é considerado o vilão entre produtores, comerciantes e consumidores. O preço da fruta está sendo comercializado a R$ 100 a caixa de 22 quilos, sendo que poucos meses atrás o valor era de R$ 25. A situação reflete nos varejões da cidade, nos quais é possível perceber que o tomate está mais caro, tornando-se um problema para o consumidor, já que para muitos é um produto essencial para a salada do dia a dia.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Humberto Guimarães, a safra de tomate deste ano não atingiu o que era esperado. A chuva entre os meses de maio e abril no interior paulista inibiu o plantio. Esta é a região que tem produzido em abundância o tomate que é vendido para Uberaba e região. Com isso, reduziu-se bastante a oferta, fazendo com que os preços sofressem alta, saindo de R$ 25 a caixa e chegando a R$ 100, preço atual que está sendo praticado na Ceasa de Uberaba.
“Ainda não existe perspectiva de recessão nos preços para os próximos meses. A não ser que surjam tomates de outras regiões brasileiras, mas diante do cenário da região, a safra vai continuar sendo pequena, assim como a oferta e os preços devem continuar altos. No varejo, o preço comercializado está sendo cerca de R$ 9 o quilo”, explica José Humberto.
Entretanto, o secretário não encara a situação como um problema na agricultura da região, afirmando apenas que se trata de fatores climáticos desfavoráveis para o plantio. “Provavelmente, dentro de 90 dias vamos ter tomate. Tendo em vista o preço que está bastante alto, isso vai atrair o produtor, que vai investir esperando que os preços se mantenham altos. No entanto, plantando-se muito tomate iremos voltar a ter uma grande oferta e os preços vão cair”, explica.
Por outro lado, Guimarães destaca que a laranja é um produto que está disponível em abundância no mercado e está sendo vendido a um preço bastante baixo. “Temos muita oferta no mercado, as indústrias de suco estão moendo menos laranja. Portanto, é um produto que está à disposição dos consumidores com preço bastante acessível”, afirma.