Devido a seca nos Estados Unidos e a consequente falta de grãos, os americanos estão em busca do produto no Brasil. Uberaba, por estar entre as três cidades com maior...
Devido a seca nos Estados Unidos e a consequente falta de grãos, os americanos estão em busca do produto no Brasil. Uberaba, por estar entre as três cidades com maior produção de milho no país, e entre os 20 municípios na cultura da soja, deve levar vantagem com a estiagem americana. Os preços devem ficar mais altos, movimentando a economia brasileira na venda das sacas de grãos para o exterior.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, o município conta com uma área plantada de 150 mil hectares de soja e milho. Portanto, para os produtores de grãos da cidade o cenário é magnífico. “A renda do município vai se elevar consideravelmente. Com certeza, a cidade estará no ranking dos maiores municípios do PIB agropecuário. O produto estará valorizado”, explica o secretário, ressaltando que ainda não é possível prever o valor da saca dos grãos, pois ainda é preciso que se concretize o que será produzido nos Estados Unidos, o que eles terão e o que precisarão comprar.
Por outro, Guimarães ressalta que esta valorização do milho e da soja pode prejudicar outras culturas, como a criação de porcos e aves. “Esta é a nossa preocupação por conta dos preços altos. Certamente, teremos interferências no consumo das rações para os animais, bem como dos cereais para o consumo humano. Teremos aumento também em produtos do dia a dia, como óleo de soja e o de milho. Quanto às carnes, o consumidor também sentirá na pele o aumento do preço da ração, pois terá reflexos no produto final, como o valor do frango, em que tendência é de preço alto”, explica o secretário.
Sendo assim este é o cenário previsto para Uberaba, de um lado uma boa notícia para os produtores de grãos, pois as vendas irão movimentar a economia. De outro, um alerta para o consumidor, pois terá de se preparar para a alta de preços.