Procura por seguro de automóveis aumenta nos últimos meses. Em empresa de seguros em Uberaba foi possível registrar crescimento de até 20% em relação aos primeiros meses do ano. De acordo com a corretora Adriana Araújo, o número de clientes aumentou bastante por conta da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, bem como a quantidade de ocorrências envolvendo furto de veículos.
“O índice de furto de veículos aumentou bastante em Uberaba, e com isso as pessoas estão mais preocupadas em garantir o veículo que comprou. Ainda mais quando se trata de um financiamento. Ninguém quer comprar um carro, ser roubado e ainda assim continuar pagando as prestações de um produto que não tem”, explica Adriana.
Além disso, a corretora explica que as facilidades para financiamento oferecidas pelo Governo Federal também vêm colaborando para aumentar a venda de seguros. Com juros e taxas mais baratas, as pessoas estão comprando carros e com isso querem garantir a segurança do veículo. Outro fator econômico, que também reflete no setor, é a redução do IPI, já que com o imposto mais barato o número de carros vendidos também aumentou. Adriana ressalta ainda, que o crescimento das vendas no setor não se restringe apenas aos veículos, sendo possível perceber também para seguros de vida e residência.
Quanto aos preços, de acordo com Adriana, não houve redução nos valores nas corretoras. Pelo contrário, teve reajuste no início do ano. “O que acarretou o aumento nas vendas foi mesmo a condição financeira do cliente. Além disso, a flexibilidade oferecida pelas empresas também está colaborando, ao oferecer um seguro que se encaixa à sua realidade”, explica Adriana. Ela ressalta que é importante que pessoas façam pesquisas no mercado, pois hoje existem associações que não oferecem garantias ao cliente, podendo deixá-lo desamparado quando mais precisar.