O aumento do volume do lixo está relacionado ao crescimento da cidade. A informação é do superintendente de Limpeza Urbana, João Ricardo Pessoa Vicente, que faz análise desde 2005.
“Com a construção de novos conjuntos habitacionais já é possível perceber nas estatísticas que o volume de lixo aumentou bastante. Se pegarmos os dados da coleta de 2005, quando começamos o trabalho, até agora, é possível perceber um crescimento considerável. Se aumenta o volume de lixo, é porque aumenta também o número de casas na cidade”, explica.
Ainda segundo o superintendente, a equipe de limpeza urbana recolhe em torno de 290 toneladas por dia, o equivalente a cerca de seis mil toneladas de lixo por mês. “Sendo assim, podemos perceber um crescimento em torno de 6% por ano na coleta de lixo. Em 2005, recolhíamos aproximadamente 190 toneladas por dia. Relacionando esses dados com o volume atual, é possível perceber um aumento de 100 toneladas por dia. Já por ano foi registrado, em média, crescimento de 15 toneladas a mais de lixo. O crescimento do município reflete na produção de lixo”, explica João Ricardo, destacando que tal volume aumentou bastante a partir de 2006, quando novos empreendimentos habitacionais foram construídos em Uberaba. (GS)