O promotor de Justiça André Tuma Delbim Ferreira acaba de assumir de maneira exclusiva a pasta da Coordenadoria Regional das Promotorias da Infância e Juventude do Triângulo Mineiro. Desde fevereiro ele estava responsável pela Promotoria de Defesa da Infância e Juventude da Comarca de Uberaba e também pela Coordenadoria, em acúmulo de função. Com esta mudança, ele pode agora se dedicar melhor ao apoio dado às promotorias da região.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, o promotor André Tuma quis deixar claro que permanecerá em Uberaba, já que a sede da Coordenadoria é no município e que continuará se preocupando com as questões que envolvem a infância e a adolescência em Uberaba e nas mais de 10 comarcas de sua abrangência no Triângulo Mineiro. “Uniformizando ações e levando as nossas experiências, pegando as experiências bem-sucedidas dos outros lugares e também tendo mais condição de criar grupos de trabalho e de estudo para pensarmos um pouco mais a questão da infância e juventude junto com as redes de proteção”, destaca.
Com quase 10 anos de experiência no Ministério Público, sendo cinco somente na Vara da Infância e Juventude em Uberaba, a expectativa do promotor é criar uma força-tarefa para avaliar melhor a situação das crianças e adolescentes na região, com objetivo de uniformizar uma ação conjunta no Estado. “Estamos animados e será muito trabalho, porque agora vamos visitar todas as comarcas. Já entramos em contato com todas, mas é necessário fazermos essa visitação. A agenda estará bem corrida, mas vamos ter mais condições de ajudar. Enquanto estava acumulando era muito complicado, por haver uma pauta de audiências sufocante, a movimentação processual difícil, o que de certa forma nos tirava a condição de auxiliar os colegas. Com a dedicação exclusiva, será possível mergulhar de cabeça em todos os projetos, trazer eventos para Uberaba e poder dar um suporte melhor para toda a rede de proteção”, revela Tuma.
No lugar do promotor André Tuma, quem assume interinamente a Promotoria de Defesa da Infância e Juventude em Uberaba é a promotora Luciana Perpétua Corrêa, que também tem boas expectativas com relação ao trabalho que passou a desenvolver no Juizado.