Preocupado com a queda da venda de veículos automotores e com a manutenção do emprego no setor automobilístico...
Preocupado com a queda da venda de veículos automotores e com a manutenção do emprego no setor automobilístico, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, disse que solicitou reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir formas de destravar o financiamento de automóveis.
Balanço divulgado na segunda-feira, 7, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra queda de 15,5% na produção setorial em abril, na comparação com março. No acumulado de janeiro a abril, foi registrada retração de 10,1%.
Nobre declarou que as pessoas querem comprar automóveis, mas as vendas de veículo estão paralisadas porque o financiamento está mais rigoroso e muitas vezes é negado. “Tenho informação de que, de cada dez pedidos de financiamento, em média, três são liberados. Os bancos estão reduzindo os juros, mas não liberam o crédito. É a ausência do crédito que está paralisando a produção”.
Nobre mostrou especial preocupação com a possibilidade de haver demissões na cadeia automobilística caso as vendas não voltem ao normal para que os estoques se esgotem e obriguem à retomada da produção.
“O comprador não tem seu financiamento aprovado sob a alegação de aumento da inadimplência. Se os bancos continuarem com esse comportamento, a economia vai parar e nós vamos ter demissão”. Nobre disse que, caso a situação se mantenha no próximo mês, mesmo com as empresas dando férias coletivas aos funcionários, pode haver perda de postos de trabalho.