O projeto piloto vai ser implantado nas propriedades rurais entre o Residencial 2000 até o trevo de acesso à cidade de Sacramento
Produtores rurais se reuniram na segunda-feira (11) para traçar o plano de ação contra queimadas na região. O projeto piloto vai ser implantado nas propriedades rurais entre o Residencial 2000 até o trevo de acesso a Sacramento, região mais afetada no ano passado. São 33 propriedades que vão participar da ação.
A proposta é que neste primeiro momento será feita a queima controlada do mato que cresceu na faixa de terra entre a rodovia e a propriedade rural. “Nas áreas em que existir vegetação, o pessoal vai trabalhar com a capina. Porém, ficou definido que o produtor rural só vai realizar a queima na presença dos órgãos responsáveis”, explica Rivaldo Machado Borges, presidente do sindicato.
Todos os produtores rurais foram convidados para participar do evento, principalmente os produtores da região onde vai ser aplicado o projeto piloto.
O plano surgiu em outubro do ano passado, em parceria com o Dnit, IEF, polícias Rodoviária Federal e do Meio Ambiente, UFTM, Codau, Secretaria do Meio Ambiente e promotorias Estadual e Federal. O projeto tem como objetivo prevenir os focos de queimadas.
Agora, o Sindicato aguarda o veredicto do juiz, pois uma ação de autorização desse trabalho de parceria já foi movida. “Acreditamos que a decisão será divulgada por estes dias”, conclui Rivaldo.