(Foto/Divulgação)
A Toyota anunciou a suspensão total da produção de veículos no Brasil após o temporal que destruiu a fábrica de motores em Porto Feliz (SP). O impacto atinge diretamente a fabricação dos modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris, destinados à exportação, além do Yaris Cross, que estava previsto para ser lançado em outubro.
De acordo com a montadora, as fortes chuvas da última segunda-feira provocaram estragos severos na unidade de Porto Feliz. Imagens registradas por funcionários mostram a fábrica completamente alagada e com parte do teto arrancada pela força dos ventos.
A paralisação em Porto Feliz comprometeu também a produção nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba, responsáveis pela montagem do Yaris Cross e de outros modelos, como Corolla e Corolla Cross. Juntas, as três fábricas reúnem cerca de 6,7 mil trabalhadores.
Segundo Marcelo Silva, diretor-executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região, a situação é crítica. “As três fábricas estão paradas, sem previsão de retorno. Neste ano será quase impossível retomar as atividades. Mais de 90% da fábrica de Porto Feliz ficaram destruídos”, afirmou.