Visando a facilitar o processo de totalização dos votos nas eleições deste ano em todo o Estado, caracterizado por sua grande extensão, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais instalará 128 pontos de transmissão remota dos arquivos de resultados das urnas eletrônicas. Deste total, 112 terão transmissão feita por linha telefônica convencional e 16 com conexão por satélite.
Em 2012 o TRE-MG está disponibilizando 28 pontos a mais que no pleito municipal de 2008, quando foram instalados 101, e um a mais que em 2010. Todos eles serão instalados em locais de votação que apresentam alguma dificuldade de transmissão - como o tempo de deslocamento até a sede do cartório. Dois serão colocados na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, sendo um na cidade de São Gonçalo do Abaeté e outro em Monte Alegre de Minas, ambos via linha discada.
Para a implantação dos pontos de transmissão remota são necessários os mesmos procedimentos de segurança dos cartórios eleitorais, com a montagem de uma estrutura computacional parecida - que inclui, entre outros itens, telefone e notebook com sistemas de segurança da Justiça Eleitoral. Assim, de acordo com a legislação vigente, fica garantido aos partidos políticos, coligações e ao Ministério Público, o direito de fiscalização dos trabalhos.