Pesquisa nacional realizada pela CVA Solutions traz estatística sobre os hábitos do brasileiro na escolha da farmácia para consumo. Na hora de escolher o estabelecimento para comprar remédios, 47% dos consumidores escolhem a farmácia pela variedade de itens oferecidos.
Em Uberaba, a estimativa é de que este número seja bem maior, de acordo com o farmacêutico e gerente de farmácia Gustavo Silveira. “O cliente que vai à farmácia sempre está com pressa. A medicação é urgente. Se a pessoa vai uma vez à farmácia e não encontra o produto, na segunda vez é fato que não voltará mais. Por isso a variedade de itens é tão importante, especialmente em Uberaba”, observa. Isso explica, por exemplo, o uso maior de reservas ou pedidos de entregas em domicílio.
Com relação às preferências do consumidor uberabense, Gustavo Silveira analisa que o cliente pensa de uma forma, mas age de outra. “Se perguntarmos para uma pessoa se ela prefere qualidade e variedade, ela dirá que sim. Na hora da compra, porém, ela escolhe o preço mais barato”, diz.
Tal afirmação confirma o segundo item da pesquisa, que constatou que 35% dos brasileiros escolhem o estabelecimento a partir do preço praticado. O farmacêutico Gustavo afirma que esse número, no município, também deve ser bem maior. “O uberabense briga bastante pelo preço, pedindo desconto, inclusive mais que consumidores de outras cidades”, revela Gustavo.
O terceiro item da pesquisa engloba o número de pessoas que escolhem a farmácia pela reputação. Vinte e nove por cento dos entrevistados agem desta forma. Segundo o farmacêutico, esse item não faz parte da realidade do consumidor do município, pois todas as farmácias da cidade estão devidamente qualificadas pelos diversos órgãos reguladores e possuem boa reputação.
A última colocação da pesquisa mostra que 70% dos consumidores vão às farmácias para comprar somente medicamentos. Para Uberaba, Gustavo acredita que este número gire em torno de 80%, pois supermercados e grandes redes do setor trabalham com perfumaria e chamam a atenção deste consumidor, inclusive com promoções. “Em quase toda farmácia o balcão fica no fundo, para que o cliente possa visualizar os produtos de perfumaria e se lembrar de tudo que precisa”, fala Gustavo.