Pesquisa nacional realizada pela CVA Solutions traz estatística sobre os hábitos do brasileiro na escolha da...
Pesquisa nacional realizada pela CVA Solutions traz estatística sobre os hábitos do brasileiro na escolha da farmácia para consumo. Na hora de escolher o estabelecimento para comprar remédios, 47% dos consumidores escolhem a farmácia pela variedade de itens oferecidos.
Em Uberaba, a estimativa é de que este número seja bem maior, de acordo com o farmacêutico e gerente de farmácia Gustavo Silveira. “O cliente que vai à farmácia sempre está com pressa. A medicação é urgente. Se a pessoa vai uma vez à farmácia e não encontra o produto, na segunda vez é fato que não voltará mais. Por isso a variedade de itens é tão importante, especialmente em Uberaba”, observa. Isso explica, por exemplo, o uso maior de reservas ou pedidos de entregas em domicílio.
Com relação às preferências do consumidor uberabense, Gustavo Silveira analisa que o cliente pensa de uma forma, mas age de outra. “Se perguntarmos para uma pessoa se ela prefere qualidade e variedade, ela dirá que sim. Na hora da compra, porém, ela escolhe o preço mais barato”, diz.
Tal afirmação confirma o segundo item da pesquisa, que constatou que 35% dos brasileiros escolhem o estabelecimento a partir do preço praticado. O farmacêutico Gustavo afirma que esse número, no município, também deve ser bem maior. “O uberabense briga bastante pelo preço, pedindo desconto, inclusive mais que consumidores de outras cidades”, revela Gustavo.
O terceiro item da pesquisa engloba o número de pessoas que escolhem a farmácia pela reputação. Vinte e nove por cento dos entrevistados agem desta forma. Segundo o farmacêutico, esse item não faz parte da realidade do consumidor do município, pois todas as farmácias da cidade estão devidamente qualificadas pelos diversos órgãos reguladores e possuem boa reputação.
A última colocação da pesquisa mostra que 70% dos consumidores vão às farmácias para comprar somente medicamentos. Para Uberaba, Gustavo acredita que este número gire em torno de 80%, pois supermercados e grandes redes do setor trabalham com perfumaria e chamam a atenção deste consumidor, inclusive com promoções. “Em quase toda farmácia o balcão fica no fundo, para que o cliente possa visualizar os produtos de perfumaria e se lembrar de tudo que precisa”, fala Gustavo.