Nos preparativos finais para o dia de votação em 3 de outubro, a Justiça Eleitoral de Uberaba terminou na madrugada de ontem o trabalho de carga, alimentando as urnas eletrônicas. Hoje começa o trabalho de auditoria nas urnas, trabalho realizado com acompanhamento de representantes de partidos políticos e coligações na checagem do conteúdo das urnas.
A auditagem é feita com o sorteio de algumas urnas, etapa cumprida por amostragem, conforme sorteio feito na hora da verificação, como informou ao Jornal da Manhã o juiz eleitoral Sidnei Ponce, presidente da 276ª Zona Eleitoral.
Todas as urnas estão armazenadas no 4º Batalhão da Polícia Militar, local onde devem permanecer sob vigilância até o dia da eleição. O transporte das urnas até os locais de votação no dia 3 está previsto para começar às sete horas da manhã. Por sua vez, todos os presidentes de seção foram orientados a chegar ao respectivo local de trabalho até as 7h, enquanto a votação deve começar uma hora depois.
Contatado pela reportagem, o chefe cartorário Bruno Abdalla Lavrador, também da 276ª ZE, revelou o cronograma a ser cumprido ao final da votação. Explicando que o sistema de apuração será alimentado pelas quatro zonas eleitorais da comarca de Uberaba, Lavrador informou que um “coordenador de disquete” deve agilizar o trabalho de apuração. Caberá ao mesmo se deslocar do local de votação até o respectivo cartório levando o pendrive contendo a memória de resultado.
Posteriormente, o presidente da seção de votação se deslocará levando a respectiva urna. Neste ano, as urnas ficarão armazenadas em dois locais diferentes, parte no prédio do Fórum Melo Viana e outra parte na casa da rua Rodolfo Machado Borges, 299. No primeiro endereço estão instalados os cartórios das zonas eleitorais 276 e 347, enquanto no imóvel do bairro São Benedito estão instalados os cartórios da 277ª e 326ª ZE.
Encerrada a apuração no domingo, na segunda-feira seguinte todas as urnas retornarão ao 4º BPM. Oficialmente ninguém arrisca previsão de horário para encerrar os trabalhos no dia da eleição, mas todos prometem agilidade máxima, sem comprometer a qualidade dos trabalhos, e confiantes que não haverá problema relevante.