Brasileiros deixaram US$1,020 bilhão no exterior durante o mês de março, de acordo com dados divulgados ontem pelo Banco Central. O valor é quase 100% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram gastos US$545 milhões. Na cidade, a busca dos uberabenses por viagens para fora do país também foi bem maior, cerca de 15%, em março deste ano se comparada à procura registrada no mesmo mês de 2010.
Segundo Nelson Araujo, agente de viagem em Uberaba, a valorização da moeda brasileira permitiu esta corrida dos brasileiros rumo aos outros países, principalmente da Europa. “Com o dólar e o euro cada vez mais baixos, fica fácil para ir até a outros continentes, e os destinos mais procurados têm sido França, Itália e Espanha. Paris é a campeã de preferência. Estados Unidos também costuma receber muitos turistas uberabenses. A Disney é a mais solicitada, mas Nova York também é um alvo frequente, tanto que já temos pacotes para esta cidade fechados para novembro”, revela. “Países da América do Sul que contam com a temporada de neve, como Chile e Argentina, também estão na mira”, completa.
Outro fator apontado por Nelson Araujo como responsável por esta maior procura por viagens ao exterior é o alto preço do turismo nacional. “Como os preços das diárias em hotéis, principalmente do Nordeste, estão mais caros, meus clientes têm preferido ir para Santiago, por exemplo, que pratica, atualmente, valores no mesmo patamar. Uma semana na capital chilena ou mesmo nas argentinas Buenos Aires e Bariloche custa, hoje, o mesmo que sete dias em hotéis quatro estrelas de Natal ou Fortaleza”, explica.
O agente de viagem revela que outros destinos, como Punta Cana, na República Dominicana, e Cancun, no México, também têm despertado a atenção dos uberabenses. “Nos últimos 10 anos, o interesse por Cancun esteve em segundo plano, mas, agora, a busca por este centro turístico voltou a aquecer”, finaliza Nelson.