Balanço aponta atuação em patrulhamento preventivo, apoio em eventos e ocorrências ligadas à violência doméstica e ao trânsito
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba encerrou o primeiro semestre de 2025 com 11.911 atendimentos registrados, entre 1º de janeiro e 30 de junho, segundo dados do Sistema Copam. O balanço reflete a atuação da corporação em diferentes frentes, com foco em prevenção, monitoramento e resposta rápida às demandas da população.
No patrulhamento preventivo, os atendimentos mais frequentes ocorreram em prédios públicos (2.895), atividades comunitárias (1.932), parques e praças (925), escolas (893), estações de ônibus (852), unidades de saúde municipais (807) e na área comercial (758).
A GCM também registrou 147 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha, 371 atendimentos de trânsito, 90 casos de perturbação do sossego e 71 situações de furto ou roubo. Durante o período, a corporação esteve presente em grandes eventos como Carnaval, aniversário da cidade, Triângulo Blues, Dino’s Rock e Copa Inter Atléticas (CIA), todos finalizados sem intercorrências.
O balanço inclui ainda apreensões de entorpecentes — 36 pinos e cinco porções de cocaína, 69 pedras de crack e diferentes quantidades de maconha, incluindo dez pés da planta. No combate a crimes patrimoniais, a GCM recuperou nove veículos com queixa de furto ou roubo e removeu 174 veículos por crimes ou infrações de trânsito, além de quatro por descumprimento do código de posturas.
Outro destaque foi a condução de 71 indivíduos à delegacia e a captura de dez pessoas com mandados de prisão em aberto, reforçando o papel da corporação no apoio à segurança pública do município.