Lançamento do projeto “Chame a Frida” contou com a presença de representantes da Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero na cidade (Foto/Divulgação)
Polícia Civil de Minas Gerais realizou, na quarta-feira (28), em Uberaba, o lançamento oficial do projeto “Chame a Frida” no município.
O evento ocorreu no auditório da ABCZ Mulher e contou com a presença de representantes de toda a Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero de Uberaba, como profissionais do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, Polícia Militar, Guarda Municipal e outros órgãos parceiros da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
Leia também: Diretora do CIM afirma que mulheres estão mais seguras em denunciar violência doméstica
A divulgação da ferramenta é parte das ações desenvolvidas pela Polícia Civil na campanha Agosto Lilás. “Nossa expectativa é de que o “Chame a Frida” facilite a comunicação da mulher vítima com a Polícia Civil, agilizando e aprimorando o atendimento da Deam”, pontuou a delegada Mariana Pontes Andrade.
A iniciativa consiste em um chatbot (atendimento eletrônico) acessível via WhatsApp pelo número (34) 98421-9558. “Chame a Frida” é um canal de atendimento virtual e automático que tem a proposta de facilitar a comunicação de mulheres em situação de violência doméstica com a PCMG. A partir do acionamento, é possível, por exemplo, receber orientações e agendar o comparecimento na unidade policial para requerer as medidas protetivas de urgência.