PROPOSTA

Anderson Adauto propõe duto de distribuição de biometano saindo do Mato Grosso

Marconi Lima
Publicado em 27/09/2025 às 14:14
Compartilhar

O ex-prefeito Anderson Adauto sugere mais uma alternativa para abastecer o mercado de biometano na região, através da vinda do gás do Mato Grosso. Ele esteve na usina Adecoagro, onde conheceu o processo de produção de biogás na empresa.

A proposta do ex-prefeito de Uberaba é a criação de uma rota que possa abastecer os mercados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás com o biometano. De acordo com Adauto, em se criando um ramal que ligue esses estados, o duto também poderá ser utilizado para o transporte do gás natural.

“Ficamos muito satisfeitos, pois eles entendem que a produção do biometano ajuda na competitividade deles com relação ao processo que utiliza o milho. Estimam em 20% a mais de rentabilidade e já testaram tudo e vão sextuplicar a produção até 2027. E concordaram com nossa tese de construção de uma rota para atender o Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás e que podemos fazer dessa região a maior produtora de biometano do mundo. Entenderam por completo nossa tese de juntar o biometano com o gás natural”, destacou Anderson Adauto.

A usina Adecoagro produz biogás a partir de vinhaça concentrada, um subproduto da produção de etanol. Esse biogás é utilizado principalmente para aquecer a água das caldeiras no processo de cogeração de energia própria.

A partir do biogás, a ideia é passar a produzir biometano comprimido, para ser utilizado na frota de veículos e caminhões da usina, que serão adaptados como veículos a gás natural (GNV).

Conforme a Adecoagro, a instalação em Ivinhema (MT) permite o aproveitamento de 5% da vinhaça resultante da destilação do etanol no Mato Grosso do Sul para a produção de biogás. O intuito da empresa é aumentar gradativamente esse percentual de utilização da vinhaça para a produção de biogás e, consequentemente, de biometano.

Com a purificação e compressão desse gás, a Usina seria capaz de produzir em um ano biometano suficiente para substituir o consumo de 1,4 milhão de litros de diesel em uma safra. A empresa desenvolve ainda o projeto de produção de “hidrogênio verde” (descarbonizado), igualmente a partir do biogás. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por