EM BREVE

ANTT e Ecovias confirmam em audiência cronograma para 050

Até outubro, serão instaladas passarelas de pedestres nas imediações do Volta Grande e do Alfredo Freire; em maio de 2026, obra do viaduto do Cascata será iniciada, e em novembro do mesmo ano, a intervenção no entroncamento da 050 com 262

Marconi Lima
Publicado em 09/07/2025 às 20:34
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Audiência Pública realizada na noite de ontem teve a participação de representantes da ANTT e da Ecovias (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Audiência Pública realizada na noite de ontem teve a participação de representantes da ANTT e da Ecovias (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) realizou, na noite dessa quarta-feira (9), audiência pública para discutir o cronograma de obras viárias previstas para a BR-050. O evento, proposto pelo vereador Tulio Micheli (PSDB), contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da concessionária Ecovias Minas Goiás, responsável pela administração da rodovia.

Durante a audiência, foram apresentados detalhes sobre as principais intervenções e confirmados os prazos já anunciados. O viaduto próximo ao terreno do antigo clube Cascata tem início das obras previsto para maio de 2026, com conclusão estimada para outubro do mesmo ano. Já as obras no entroncamento da BR-050 com a BR-262, na entrada do bairro Jardim Maracanã, devem começar em novembro de 2026, com previsão de entrega em maio de 2028.

Além dessas intervenções, serão instaladas duas passarelas para pedestres: uma no km 171, próximo ao bairro Alfredo Freire, e outra no km 175, nas imediações da loja Havan — pontos com grande fluxo de pessoas e tráfego intenso. De acordo com a ANTT, essas estruturas devem ser entregues ainda em outubro 2025.

Representando a ANTT, Luciano Assis, gerente de Gestão de Investimentos Rodoviários, apresentou o cronograma e destacou a implantação da cobertura de telefonia móvel 4G ao longo de toda a extensão da BR-050. Segundo ele, a agência fará o acompanhamento rigoroso das etapas e cobrará da concessionária o cumprimento dos prazos.

Guilherme Sampaio Gonçalves, gerente de Engenharia da Ecovias Minas Goiás, ressaltou que as duas passarelas não estavam previstas no contrato de concessão original, mas foram incluídas diante da demanda local. Ele também informou que, além do viaduto, estão previstas obras de recuperação asfáltica e melhorias estruturais em pontos estratégicos da rodovia. “Já apresentamos o projeto. Agora, cabe à ANTT a aprovação para que possamos iniciar as obras dentro do prazo previsto”, declarou.

Gonçalves ainda destacou que a intervenção no entroncamento das BRs-050 e 262 será a obra mais complexa e custosa do pacote de melhorias de toda a extensão concessionada. Ele justificou a necessidade da intervenção com base no crescimento urbano da região e no aumento significativo do tráfego.

A audiência contou com a presença de representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), além de membros do Poder Executivo municipal, lideranças comunitárias e populares.

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