DIAS 21 E 22

Após manifestações, servidores da Educação anunciam greve de 48h

Nesta terça-feira, servidores se reuniram em manifestação em BH mais uma vez contra o RRF e aprovaram greve para a próxima semana

Tito Teixeira
Publicado em 14/11/2023 às 16:22Atualizado em 14/11/2023 às 17:07
Compartilhar

Maria Aparecida de Oliveira e demais servidores da Educação em Uberaba reforçam luta contra o RRF em Minas Gerais (Foto/Divulgação Sind-UTE)

Servidores públicos estaduais da Educação aprovaram indicativo de greve de 48h na próxima semana, contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A decisão ocorre após nova manifestação da categoria nesta terça-feira (14), véspera de feriado da Proclamação da República, quando servidores novamente se reuniram na capital Belo Horizonte, diante da indefinição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em Uberaba, 13 escolas aderiram totalmente à paralisação de hoje.

De acordo com a coordenadora regional do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Maria Aparecida de Oliveira, das 40 escolas da rede estadual em Uberaba, 13 ficaram totalmente paralisadas, três não aderiram e 24 aderiram parcialmente. A categoria se mobiliza contra a aprovação do Projeto de Lei 1.202/19 que autoriza o governo de Minas Gerais a aderir ao RRF, que poderá congelar as carreiras públicas. 

Efeito ou não da paralisação, a votação de parecer sobre adesão de Minas ao RRF foi adiada mais uma vez, na ALMG, nesta terça. O anúncio do adiamento foi feito pelo deputado Roberto Andrade (Patriota), relator da matéria. No seu parecer, o parlamentar seguiu o entendimento anterior da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que sugeriu aperfeiçoamentos em um novo texto.

De autoria do governador Romeu Zema, o projeto visa à renegociação de dívidas com a União, calculadas em aproximadamente R$ 156 bilhões. De acordo com a proposta, o RRF terá vigência de nove anos, período durante o qual o governo terá que implementar uma série de medidas para alcançar o equilíbrio fiscal e financeiro.

Para Maria Aparecida Oliveira, o RRF é uma medida extremamente prejudicial a qualquer política remuneratória existente ou que se pretende estabelecer, afetando consideravelmente os servidores públicos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por