Vereador Tulio Micheli participou dos três dias da Conferência de Saúde, que terminou ontem, e não teve a presença do secretário. Foto/Divulgação
Presente nos três dias da 10ª Conferência Municipal de Saúde, o vereador Tulio Micheli (Solidariedade) criticou ontem a ausência do secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, na programação ao longo desta semana.
A Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da
Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.
A programação teve início na noite do dia 19, com os trabalhos abertos pela secretária-adjunta de Saúde, Valdilene Rocha, acompanhada do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cezar William de Melo Ribeiro, e da diretora-executiva da Secretaria de Saúde, Diênifer Ceretta.
O evento foi encerrado ontem e, conforme o vereador, ainda sem a presença do titular da pasta. "Eu confesso que não entendo onde o atual governo quer chegar. Se o secretário de Saúde não comparece em nenhum momento de três dias de uma conferência voltada à saúde, eu realmente não sei qual a participação dele no governo", contestou.
Além do secretário, o parlamentar também indagou se não seria importante a presença de servidores de outras pastas no evento. "E tem mais: não falam aos quatro cantos que esporte é saúde? Então cadê o representante da Fundação de Esporte e Lazer na audiência?", indagou.
A Secretaria de Saúde informa que o titular da Pasta, Sétimo Bóscolo Neto, cumpriu agenda particular fora da cidade, mas participou das Pré-conferências de Saúde de Uberaba, realizadas ao longo do mês de setembro, nos Distritos I, II e III. As pré-conferências são reuniões realizadas nos bairros, que tem como objetivo facilitar a participação popular com elaboração de propostas para votação na conferência municipal, que teve a coordenação da secretária adjunta, Valdilene Rocha.