Polêmica é antiga: quem é merecedor de um título de cidadania? Para disciplinar as concessões antes feitas de forma aleatória, o plenário aprovou em março de 2009, o Projeto de Resolução nº 2.659/2009, introduzindo novos critérios à lei vigente. Entretanto, os próprios vereadores estão desrespeitando a Legislação.
De autoria de Marcelo Borjão (PMDB), a matéria aprovada estabeleceu que a honraria seja concedida aos não nascidos em Uberaba, que comprovadamente participaram ou contribuem para o desenvolvimento da cidade.
Ter estudado no município, administrar empresa ou entidade sem fins lucrativos e ainda, residir em Uberaba são requisitos constantes da Resolução aprovada.
“Estão banalizando a homenagem com consentimento da Presidência do Legislativo”, reagiu Marcelo Borjão, ao citar os homenageados. O desrespeito à legislação pode ser constatado na publicação do Porta-Voz de 18 de agosto.
Entre os homenageados está o ex-presidente do Paraguai, Juan Carlos Wasmosy, com raras passagens pela cidade por ocasião da Expozebu. Também figura na publicação oficial o transformista Dicesar Ferreira, o Dimmy Kieer, que difamou Uberaba em rede nacional de televisão. “Qual a relevância do trabalho deles para Uberaba?”, questionou o vereador.
Quando da aprovação das homenagens em reunião secreta, o peemedebista afirmou que estava em exame médico e tomou conhecimento pela imprensa das homenagens.
Cenas patéticas já foram registradas por alguns agraciados. Na década de 80, o ex-presidente da República, João Batista Figueiredo saiu escoltado sem cumprimentar os vereadores e o público, no antigo plenário do Paço Municipal.
Mais recentemente, os vereadores foram excluídos pelo cerimonial do Planalto do espaço destinado às autoridades no Centro de Eventos da ABCZ, quando o presidente Lula (PT) recebeu a homenagem do Legislativo.