(Foto/Divulgação)
Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou, durante a primeira sessão ordinária de agosto, o Projeto de Lei (PL) 699/2025, que cria mecanismo para adoção de medidas informativas e educativas destinadas à conscientização da população acerca do descarte de resíduos orgânicos, com a implantação da Campanha de Cooperação “Empresa Amiga do Biogás”.
Autora da proposição, a vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) justificou que
a iniciativa cria medidas informativas e educativas destinadas à conscientização da população acerca do descarte de resíduos orgânicos, com a implantação da Campanha de Cooperação “Empresa Amiga do Biogás”.
Conforme o PL, a campanha consiste em mobilizar os produtores agrícolas, empresários locais e estabelecimentos destinados à venda de produtos alimentícios a conscientizarem os consumidores acerca do descarte de resíduos orgânicos.
O biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de matéria orgânica por meio de micro-organismos em ausência ou em baixa concentração de oxigênio.
O processo de produção do biogás é conhecido como “digestão anaeróbia” e é uma alternativa sustentável à produção de energia tradicional. O biogás é rico em metano (CH4) e pode ser utilizado como combustível para a geração de energia elétrica ou térmica, além de ser uma fonte potencial de adubo orgânico.
O descarte correto de resíduos sólidos é fundamental para a produção de biogás e a sustentabilidade ambiental. A separação e o tratamento adequados dos resíduos orgânicos permitem a geração de biogás.