(Foto/Divulgação)
Base de regulação do Samu Regional será em Uberaba, segundo a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, em entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM. Ela destacou que, mesmo as bases descentralizadas, localizadas nas cidades da macrorregião, serão reguladas pela central instalada no município.
Quando houver uma chamada, seja em que cidade for, ela será atendida em Uberaba e a equipe de médicos responsáveis pela regulação é que vai decidir qual atendimento é prioritário e para onde o paciente será levado, esclareceu Valdilene Rocha.
“As bases de Uberaba, Araxá e Frutal terão unidades avançadas do Samu. Hoje a nossa região é dividida em três microrregiões, que são Uberaba, Araxá e Frutal/Iturama, que é uma micro “bipolar”. No caso de Frutal e Iturama, somaram-se os equipamentos disponíveis em cada município. Aí, quando ocorrer um problema em alguma dessas cidades, o médico na central de regulação em Uberaba fará o encaminhamento para a cidade mais próxima”, destacou Valdilene.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, garantiu recentemente que o Samu Regional estará em operação em novembro deste ano.
O convênio para a criação do Samu Regional foi assinado em 2023 pelo governador Romeu Zema (Novo) e o secretário Fábio Baccheretti, com o Consórcio Público Intermunicipal de Urgência e Emergência da Saúde da Rede da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul).
Na região, apenas Uberaba conta com o Samu, que funciona sob gestão municipal. No convênio assinado constava o valor de R$18.452.424,31 repassados pelo governo de Minas, para o serviço atender 781.789 pessoas que vivem nas 27 cidades que integram a macrorregião.
Pelo convênio celebrado em 2023, o Samu Regional contará com 17 bases descentralizadas – alocadas de forma estratégica em 17 dos 27 municípios –, e uma Central de Regulação de Urgência, localizada em Uberaba. Nesse processo, foram adquiridas 24 ambulâncias, sendo 19 Unidades de Suporte Básico (USBs) e cinco Unidades de Suporte Avançado (USAs), justamente os dois tipos que compõem a estrutura móvel do Samu.