A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) faz nesta quarta-feira (30) a última reunião ordinária de novembro. A data encerra também o prazo para inscrições de chapas para a disputa da eleição para a Mesa Diretora da CMU. O pleito está marcado para a quinta-feira, dia 1º de dezembro.
Até o momento, apenas uma chapa está inscrita para a eleição. O vereador Fernando Mendes (MDB) concorrer à presidência da Casa. Também integraram a chapa, o vereador Wander Araújo (PSC), para a primeira vice-presidência; a vereadora Luciene Fachinelli (União Brasil), para a segunda-vice-presidência; o vereador Samuel Pereira (MDB), para a primeira secretaria e o vereador Eloísio José dos Santos (PTB), para a segunda secretaria.
Fachinelli, única não evangélica a compor a chapa, atualmente é a primeira secretária da Mesa Diretora. Já Santos, é segundo vice-presidente.
A sessão do dia 1º de dezembro será exclusiva para a escolha da nova Mesa Diretora. A data da posse dos novos membros ainda não foi definida.
Fernando Mendes, é empresário do ramo de alimentação e está em seu segundo mandato. Foi escolhido no ano passado para exercer a liderança do Governo na Câmara, em substituição a Caio Godoi (Solidariedade).
Já Samuel Pereira, está sem eu quarto mandato e já ocupou cargo na Mesa Diretora em legislaturas anteriores. A exemplo de Mendes e Santos, integra a chamada bancada evangélica e sempre defendeu as chamadas pautas de costumes, como a proibição do ensino da linguagem neutra nas escolas e da Ideologia de Gênero.
Luciene Fachinelli e Eloisio Santos, estão em primeiro mandato. A parlamentar tem abraçado causas sociais, a defesa dos direitos da mulher e a bandeira da educação. O vereador é defensor das pautas conservadoras e da igualdade racial.
Apesar de majoritariamente evangélica a composição da chapa, quando da inscrição para a disputa, o vereador Fernando Mendes tratou a composição como plural.