Vereador Pastor Eloisio mudou a legislação e garantiu que a honraria seja concedida anualmente (Fot Rodrigo Garcia)
Após quase uma década sem ocorrer, a Câmara Municipal de Uberaba (CMU) retomou a concessão da Medalha Zumbi. Este ano, o Legislativo agraciou 20 personalidades, indicadas pelos vereadores, pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial e pela Coordenação de Políticas de Igualdade Racial.
A honraria foi entregue a personalidades residentes em Uberaba e engajadas às manifestações da cultura afro-brasileira no município. Os homenageados de 2022 foram: Ailton de Souza Aragão, Alamir Jorge Vieira Junior, Alessandro Luciano Costa, Bruno Rafael da Silva, Cassiano Teodoro Neto, Pr. Eloisio José dos Santos, Érika Cruz da Silva, Esmeralda da Silva, Ivanda Nivaldete Vieira da Cruz, Lídia Lúcia de Oliveira, Marcelo Henrique Tomás dos Santos, Marco Túlio de Campos Silva, Nilton da Silva Simão, Piedade Sheila Vaz Fachinelli, Reginaldo da Silva (Peixinho), Renata Aparecida da Silva, Sergio Roberto Azevedo, Sueli Cristina Silva, Wagner da Cruz e Waldir Assis.
A homenagem, antes realizada a cada quatro anos, passou a ser concedida anualmente. A iniciativa que alterou o intervalo da condecoração é de autoria do vereador Eloisio José dos Santos (PTB) e foi aprovada em setembro, no plenário da Casa. Segundo o parlamentar, a proposta criou mecanismos mais eficazes para dar amparo legal à concessão da medalha.
Conforme a nova deliberação, a entrega passa a ocorrer anualmente no mês de novembro e será acompanhada de certificado. A solenidade deste ano foi realizada no último dia 24, no anfiteatro da Prefeitura Municipal, e faz parte da programação das festividades da Semana da Consciência Negra.