TUDO OK!

Campanha de 2º turno em Uberaba está sem denúncia no App Pardal

Gisele Barcelos
Publicado em 19/10/2024 às 19:05
Compartilhar

Em Minas Gerais, o aplicativo da Justiça Federal recebeu denúncias apenas de Belo Horizonte e Fortuna de Minas (Foto/Reprodução)

Durante a campanha de segundo turno, Uberaba não registrou até o momento denúncias de propaganda irregular enviadas para análise da Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal. Apenas as cidades de Belo Horizonte e Fortuna de Minas tiveram reclamações formalizadas na segunda etapa das eleições, totalizando oito ocorrências.

Até a votação no domingo (27), o eleitor pode acessar o aplicativo para denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada. A denúncia é encaminhada ao juízo eleitoral competente para análise.

Para cada denúncia, primeiro o usuário terá de observar a descrição específica sobre o que pode ou não pode em relação ao tópico em questão. Por exemplo: se a pessoa acessar o aplicativo para denunciar o uso de um alto-falante, ela deverá, primeiramente, verificar as regras sobre o que é permitido e o que é proibido em relação ao uso desse tipo de equipamento na campanha. 

O objetivo é evitar acusações incorretas ou infundadas. A pessoa denunciante é responsável por preencher os dados e anexar os arquivos que comprovem a irregularidade apontada. 

Ao longo da campanha de primeiro turno, encerrada no dia 5 de outubro, Uberaba somou 76 denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral de candidatos a prefeito e a vereador.

A quantidade ficou bem abaixo do topo do ranking, encabeçado por Sete Lagoas. A cidade registrou 1.530 denúncias de propaganda eleitoral irregular. A capital Belo Horizonte figurou em segundo lugar, com 955 casos possíveis de propaganda irregular de candidatos. Ribeirão das Neves (689), Governador Valadares (480) e Sabará (401) completam a lista das cinco cidades mineiras com mais reclamações.

O sexto lugar do ranking de denúncias foi ocupado por uma cidade da região. Uberlândia totalizou 340 reclamações de propaganda irregular formalizadas por meio do aplicativo durante o primeiro turno das eleições.

Ao todo, 13.394 denúncias referentes às campanhas em Minas Gerais foram encaminhadas por meio do aplicativo até o dia 5 de outubro. Do montante, 5.787 eram sobre candidatos a vereador, enquanto outras 5.178 eram relacionadas a candidaturas para prefeito. Em 88 casos, a pessoa denunciada concorria a vice-prefeito e outras 2.341 eram contra o partido ou coligação. Das reclamações, 26% foram questionamentos sobre banners, cartazes e faixas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por