Campo Florido vai escolher seu novo prefeito hoje entre os candidatos Ademir Ferreira de Mello (PP) e Otaliba Júnior de Melo, o Talibinha (PSDB). Os 4.016 eleitores devem comparecer às urnas espalhadas pelas 20 seções eleitorais da cidade no período das 8h às 17h. Em atenção à demanda do Cartório da 326ª Zona Eleitoral de Uberaba, responsável pelo pleito, haverá reforço no policiamento, já que o clima no município não é dos mais tranquilos.
No início da semana, alguns eleitores entrevistados pelo Jornal da Manhã foram unânimes em dizer que estavam temerosos com o andamento das campanhas – com receio de que acabasse em tapa ou bala.
O fato se explica porque, na história recente do município, dois prefeitos foram cassados pela Justiça Eleitoral, e um deles volta às urnas hoje, o Talibinha. Em junho deste ano, o então chefe do Executivo, José Catanant Neto (PT), e Sivaldo dos Reis Caitano de Freitas, seu vice, perderam o mandato por captação ilícita de votos (artigo 41-A da Lei das Eleições). Desde então, Campo Florido está sob o comando do presidente da Câmara.
O novo prefeito do município a ser escolhido hoje vai administrá-lo até 31 de dezembro de 2012. Ademir Ferreira de Mello (PP) e Rufino Francisco Vieira Neto (PT) – candidato a vice-prefeito – integram a coligação “Paz e Desenvolvimento para Campo Florido” (PP/PR/PDT/PT do B/PV/PT). Talibinha é o cabeça de chapa da Coligação “Coragem para construir” (PSDB/PMDB), que tem Carlos Alexandre Cunha Moreira de vice-prefeito.
Consta que as coordenações das duas campanhas contrataram pesquisas de intenção de votos e ambas deram empate técnico.