(Foto/Divulgação)
A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou o Projeto de Lei (PL) 338/2025, que autoriza a denominação de logradouro público em Uberaba com o nome de Maria Luzia Cardoso, conhecida carinhosamente como Tia Luzia. A proposta presta homenagem a uma das grandes matriarcas da Família Mapuaba.
Autor da matéria, o vereador Ripposati Filho (PSD), destacou que Tia Luzia deixou como legado uma vida dedicada à fé, à cultura popular, à família e à perseverança. O parlamentar ainda destacou que a matriarca foi referência na preservação da memória da cultura negra na cidade. Herdou da mãe o Terno de Congada Minas Brasil, a Folia de Reis Família Mapuaba e a Tenda de Umbanda Nossa Senhora do Rosário.
Tia Luzia foi também uma das mulheres responsáveis pelo retorno das festividades em honra a Nossa Senhora do Rosário, tão significativas para a tradição religiosa e cultural do município.
A matriarca da Família Mapuaba foi fundadora do Grêmio Recreativo Escola de Samba Rosas de Ouro, escola que conquistou o maior número de títulos do carnaval uberabense. “Sua trajetória evidencia uma vida marcada pela liderança, espiritualidade e pelo compromisso com a valorização das manifestações culturais”, frisou Ripposati.
Tia Luzia faleceu em Uberaba no dia 5 de julho de 2024, aos 91 anos. Pelo seu legado, a Prefeitura decretou luto oficial de três dias. Maria Luzia Cardoso foi mãe de nove filhos, avó de 34 netos, bisavó de 44 bisnetos e tataravó de cinco. O vereador ressaltou que Tia Luzia é lembrada com orgulho pela grande família e pela comunidade uberabense.
De acordo com o texto aprovado, caberá à Prefeitura definir, por meio de decreto, o logradouro que receberá o nome de Maria Luzia Cardoso. A inauguração oficial será realizada em data a ser definida.
Ripposati Filho justificou que a iniciativa busca eternizar a memória de Tia Luzia Mapuaba, “uma mulher que deixou marcas profundas na cultura, na religiosidade e na história da nossa cidade, sendo exemplo de fé e amor ao próximo”.
Ele ainda está solicitando ao Executivo, através de requerimento, que essa seja a denominação da Unidade Básica de Saúde a ser construída no Jardim Copacabana.