Presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, se reuniu com a direção da empresa que assumirá os serviços em janeiro. Foto/Divulgação
Codau finaliza processo licitatório e contrata nova empresa para substituir a Lara Central de Tratamento de Resíduos para os serviços de varrição, capina e roçada no município, a partir de 2023. Com sede em Anápolis (GO), a Sistemma Ambiental assumirá em 1º de janeiro e deverá triplicar o número de equipes atuando na cidade.
Até então, o município tem oito equipes para fazer o serviço de roçada e capina. Pelo novo contrato, o número subirá para 28 frentes de trabalho. Ao todo serão 24 equipes de roçada, quatro de capina e duas equipes padrão (responsáveis pela limpeza pesada), totalizando 300 pessoas.
Além disso, a Sistemma Ambiental deverá disponibilizar 19 caminhões basculantes 0km, duas pás-carregadeiras novas e uma varredeira mecanizada seminova para a execução da limpeza urbana em Uberaba. Os funcionários também contarão com 120 roçadeiras costais, além de enxadas, pás, telas de proteção e equipamentos de proteção individual (EPIs).
Segundo o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, a ampliação das frentes de trabalho permitirá adotar uma rotina periódica e mais ágil de limpeza urbana nos bairros da cidade.
“Com o aumento considerável no número de equipes e, também, de veículos, nossa expectativa é diminuir pela metade o tempo de cada ciclo de visitas. A previsão é que os bairros recebam uma equipe a cada 35 dias, no máximo. Ajustamos este período para que Uberaba permaneça limpa”, ressaltou.
Além disso, José Waldir informou, que a nova estrutura também permitirá ampliar o serviço de roçada para todos dos distritos industriais e bairros rurais de Uberaba. O novo contrato ainda estabelece que a empresa faça a coleta de lixo nas mais de 1.500 lixeiras fixas instaladas em diversas ruas e praças da cidade. Na área central, a retirada deverá ser feita diariamente. Já nos bairros, a coleta deverá ocorrer de uma a duas vezes por semana.
A Sistemma Ambiental receberá R$28,8 milhões para a execução do serviço no período de 12 meses. O processo de transição do serviço entre a atual contratada e a vencedora da licitação foi iniciado na semana passada. Na primeira reunião de alinhamento, foi estabelecido um cronograma de ações até o fim do ano para que a nova empresa assuma os trabalhos em 2023.
Por outro lado, a coleta de lixo em Uberaba continuará sendo realizado pela Lara, até que seja formalizada a concessão para o gerenciamento regional dos resíduos sólidos. O contrato com o consórcio vencedor do leilão será assinado na segunda-feira (7), mas depois ainda haverá prazo de 60 dias para o Consórcio S, formado pelas empresas Soma Ambiental e a Seleta Ambiental, assumir a coleta e o tratamento do lixo nos municípios da região.