A Siamig Bioenergia lançou campanha para incentivar o consumo de etanol hidratado no interior de Minas Gerais. Batizada de “O Mundo Movido a Etanol”, a ação aposta no momento de maior competitividade do biocombustível em relação à gasolina para estimular os motoristas a optar pelo combustível renovável.
Depois de concentrar as ações em Belo Horizonte no ano passado, a entidade direciona agora a campanha para cidades do interior, responsáveis pela maior parte do consumo de combustíveis do ciclo Otto no estado. A estratégia inclui divulgação em plataformas digitais, rádio e mídia exterior.
A iniciativa destaca o etanol como alternativa mais econômica para veículos flex, além de ressaltar benefícios ambientais e a contribuição do combustível para a segurança energética do país, por ser produzido no Brasil e menos dependente das oscilações do mercado internacional de petróleo.
O lançamento ocorre em um cenário favorável para o setor sucroenergético mineiro. A expectativa para a safra 2026/2027 é de aproximadamente 83 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, uma das maiores já registradas no estado.
Segundo dados citados pela Siamig Bioenergia, a cadeia produtiva da cana-de-açúcar responde por cerca de 212 mil empregos diretos e indiretos em Minas Gerais, com forte presença econômica nos municípios do interior.
De acordo com o presidente da entidade, Mário Campos, a campanha busca ampliar a participação do etanol no mercado mineiro, aproveitando o potencial de uma frota majoritariamente composta por veículos flex e o atual cenário de preços favorável ao biocombustível.