
(Foto/Divulgação)
Mãe de aluno da rede municipal de ensino de Uberaba procurou o Jornal da Manhã para relatar problemas na confecção de uniformes escolares distribuídos pelo Município. Segundo a denunciante, um dos shorts entregues ao estudante apresentava irregularidades na costura, causando desconforto durante o uso. A Prefeitura informou que peças em desconformidade podem ser trocadas.
Através de imagens, é possível ver que a costura da peça não se apresenta linear e uniforme. Questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou, em nota, que todos os alunos que receberem peças com defeitos ou irregularidades têm direito à troca. De acordo com a pasta, os responsáveis devem comunicar o problema à direção da unidade escolar, que fará o registro da ocorrência e solicitará a reposição junto à secretaria. A Semed ressaltou ainda que nenhuma família precisará permanecer com uniformes que apresentem problemas de fabricação.
A secretaria também informou que todas as ocorrências são formalmente notificadas à empresa fornecedora dos uniformes. Conforme a pasta, os casos serão analisados em processo administrativo conduzido por comissão independente, responsável por apurar o descumprimento dos padrões de qualidade previstos em contrato. Entre as penalidades previstas estão advertência, aplicação de multa, declaração de inidoneidade e até impedimento de a empresa voltar a contratar com o Município.
Em maio, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) notificou a empresa responsável pelo fornecimento dos uniformes escolares após identificar desconformidades nas remessas entregues. Segundo a pasta, o processo licitatório, iniciado em janeiro de 2025 e vencido por R$ 2.676.673,50, previa contrato de dois anos e contou com a participação de 32 empresas, passando por análise técnica e econômico-financeira em todas as etapas.
A Semed informou que a primeira entrega apresentou peças fora das especificações contratuais, com falhas como divergência de malha, alteração na tonalidade do azul-marinho e erros na estamparia do brasão, além de problemas em bermudas e embalagens, motivo pelo qual foi aberto processo sancionatório para apuração das responsabilidades.