Ainda não há confirmação de quando o edital será lançado; em entrevista, o comandante da corporação, Marcelo Santos, explicou que o efetivo a mais ainda seria insuficiente, porém "otimizaria o trabalho"
Guarda Civil Municipal de Uberaba (Foto/Lílian Veronezi - PMU)
Com edital previsto para ser lançado este ano, concurso para a Guarda Civil Municipal deve abrir pelo menos 100 vagas. A informação é do comandante da corporação, Marcelo Santos, que falou sobre o assunto em entrevista à Rádio JM ontem.
Santos afirmou que 100 vagas é o número mínimo necessário para reforço ao efetivo da GM. “Com mais 100 guardas, a gente conseguiria otimizar bastante o trabalho na cidade de Uberaba”, disse.
O comandante argumentou que o quantitativo ainda seria insuficiente para o patrulhamento, mas é preciso trabalhar dentro da realidade financeira do município. “A gente precisa ser pé no chão”, acrescentou.
Na entrevista, o comandante da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), Petrônio Chrisóstomo, salientou que há menos guardas em Uberaba que o necessário em nível de país. “Tem um dado internacional que prevê que o ideal seria se a gente tivesse agentes policiais na proporção de mais ou menos um para 250 ou um para 300 habitantes. No Brasil acaba que a gente tem uma proporção menor do que isso, contando todas as polícias. Então, todas as vezes que fizerem essa pergunta para um agente policial, ele vai responder que está faltando muito”, explicou.
Apesar de assegurar a abertura do concurso da Guarda Municipal, a prefeita Elisa Araújo (PSD) explicou anteriormente que o número exato de vagas dependerá dos estudos que devem ser feitos a partir de agora para identificar a demanda.
A abertura do concurso da GM é esperada desde 2022, em função da defasagem no efetivo da corporação. Em 2023, a Guarda contava com 130 guardas civis municipais, entre homens e mulheres.