A criação de ciclovia em Uberaba, proposta por Carlos Godoy (PTB) e Jorge Ferreira (PMN), foi barrada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, em parecer de inconstitucionalidade. Iniciativa dos vereadores será transformada em requerimento solicitando ao Executivo alterações no Código de Postura do Município, introduzindo o corredor de trânsito específico.
Pautados no crescimento contínuo da frota, com média de emplacamento de 700 automóveis novos por mês, aliado à estimativa de 130 mil veículos em circulação, os parlamentares justificaram que a bicicleta é vista como alternativa de transporte por reduzir custos e ter fácil manutenção.
A estruturação de rede viária mediante estudo técnico nas principais avenidas e imediações do aeroporto foi apontada como fator de segurança e agilidade no trânsito.
A “bomba” em plenário foi justificada pela geração de despesas à Prefeitura na execução do projeto. Sugestão, no entanto, será encaminhada à Secretaria de Planejamento e Trânsito nos próximos dias para análise mais detalhada. (EM)