Secretário Executivo do Conselho de Segurança e interino de Defesa Social, Coronel Alexandre Marcelo durante a conferência (Fot divulgação)
Será encerrada hoje (24), ao meio-dia a Conferência Municipal de Segurança Pública (Conseg). No último dia do evento, farão palestras a Polícia Penal, Centro Socioeducativo de Uberaba (Ceseur), Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), Casa da Semiliberdade, Central de Fiscalização de Penas (Cefipa) e Centro de Prevenção à Criminalidade (Ceapa).
A conferência começou as atividades na terça-feira (22), com apresentação do Corpo de Bombeiros, Superintendência de Trânsito, Polícia Militar e Polícia Civil de Uberaba. O diagnóstico das instituições de segurança pública no município de Uberaba se mostrou positivo no primeiro dia. Ontem, 23, as palestras foram ministradas pelo Judiciário, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil Municipal.
A Conferência prevê a interação das forças de segurança pública, associações e comunidade para uma apresentação diagnóstica da presença das instituições de segurança pública no município de Uberaba.
O foco do evento é destacar os indicadores de produtividade dos últimos dois anos como forma de criação de um marco temporal a ser utilizado em congressos, bem como os anseios e dificuldades que possam ser transformados em metas na gestão pública municipal, no caso, o Plano Municipal de Segurança Pública.
“Nós tivemos uma boa impressão, com as forças de segurança apresentando bons índices de prevenção, como o Corpo de Bombeiros, que coloca Uberaba no primeiro lugar de Minas Gerais. Esses indicadores são utilizados para comparar com os índices do ano passado. E a grata surpresa é que em todas as apresentações temos verificado bons índices. Esse é, certamente, o resultado de um trabalho árduo de todas as forças de segurança em nosso município”, destacou o secretário interino de Defesa Social e secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, coronel Alexandre Marcelo Costa de Oliveira.
Ele falou ainda que a conferência tem boa participação da comunidade. “Após a fala de cada palestrante, temos o microfone aberto para questionamentos ou contribuições. Isso é muito importante nesse processo”, ressaltou o secretário interino.
A Conferência Municipal de Segurança Pública é estabelecida pelo Artigo 6º da Lei Delegada 04/05, a Conseg prevê a interação das forças de segurança pública, associações e comunidade para uma apresentação diagnóstica da presença das instituições de segurança pública no município de Uberaba.