Contratado por R$14,9 milhões, conjunto de empresas vai supervisionar as obras do Programa Desenvolve Uberaba, bancadas por meio de empréstimo de 72 milhões de dólares do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe

Prefeita Elisa Araújo assina o contrato com o Consórcio Uberaba Sustentável, que vai supervisionar obras financiadas pelo CAF (Foto/Lilian Veronezi/PMU)
Prefeitura de Uberaba e a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) assinaram contrato com o consórcio Uberaba Sustentável – HTV, liderado pela Hidroconsult Consultoria Estudos e Projetos Ltda., de São Paulo, para supervisão das obras do Programa Desenvolve Uberaba, incluindo o sistema de captação de água do rio Grande, etapa considerada decisiva para ampliar o abastecimento da cidade.
A prefeita Elisa Araújo (PSD) destacou que a licitação foi conduzida pela Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) e cumpriu os prazos legais após aprovação do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que concedeu empréstimo de 72 milhões de dólares para as obras. Cinco empresas participaram do certame.
“O conjunto de empresas gerenciadoras terá um papel importante, pois vai acompanhar cada etapa do projeto para garantir cumprimento de prazos, garantir a qualidade da obra, garantir que tudo saia da melhor forma possível. Trata-se de empresas sérias. Com isso, temos certeza que a obra será executada de forma séria, correta e que trará segurança hídrica para Uberaba”, destacou.
O Consórcio Uberaba Sustentável – HTV venceu a licitação, com a proposta de R$14.922.502,77. O consórcio supervisor acompanhará a execução de todas as obras do Programa Desenvolve Uberaba, incluindo novos parques, ciclovias e a revitalização da rua Arthur Machado. Entre as atribuições estão emissão de relatórios, validação de medições, fiscalização de qualidade e apoio técnico à UGP.
“Na primeira etapa, faremos uma análise do projeto executivo, acompanhamento e supervisão das obras. Vamos acompanhar de perto o projeto de captação de água, com a construção da adutora de mais de 30 quilômetros, vamos acompanhar também as intervenções na área de tratamento de esgoto, das intervenções urbanas, como a construção de ciclovias, as obras de revitalização urbana e a questão ambiental, que serão três parques”, disse Frederico Santos da Mata, representante do consórcio.
O presidente da Codau, Rui Ramos, destacou mais um avanço no projeto de captação de água no rio Grande. “É uma obra de grande porte e teremos essa empresa supervisionando todo o processo. Seguiremos todos os trâmites com segurança”, afirmou.