
(Foto/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) disponibilizou os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A guia já pode ser impressa no Portal da Prefeitura, para pagamento em cota única, com desconto de 15% para quem optar por quitar o valor total à vista ou parcelado em até três vezes, desde que seja feito dentro do prazo estabelecido, até abril. Quem aderiu ao IPTU Verde tem um desconto adicional de 5%.
As guias também podem ser solicitadas por meio do atendimento presencial no Centro Administrativo e nos pontos de apoio.
O IPTU deste ano sofreu reajuste baseado na correção inflacionária, em 4,18%. De acordo com a Sefaz, o índice de correção monetária é calculado com base em índices oficiais, como o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ou o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulados no ano.
Neste ano, a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) reassumiu o sistema de cobrança do IPTU, que vinha sendo realizado pela Sonner desde 2023, quando foi criado o IPTU Verde.
O pagamento com desconto de até 20% poderá ser feito em cota única ou em três parcelas, com vencimentos nos dias 9 de fevereiro, 9 de março e 9 de abril. As parcelas não poderão ser inferiores a 25% da Unidade Fiscal do Município (UFM), o que corresponde a R$119,32.
O IPTU 2026 também poderá ser parcelado em até nove vezes, mantido apenas o abatimento de 5% para os inscritos no IPTU Verde. Nesse caso, a primeira parcela vencerá em 9 de abril e a última, em 9 de dezembro.
A Sefaz informou que ajustou a data de vencimento das parcelas para o início do mês para compatibilizar com o calendário de recebimento do salário, que em muitos casos é pago no quinto dia útil.