PROCESSO

Convale vai locar caminhões para coleta de lixo em cidades da região

Consórcio abriu licitação para locar oito veículos compactadores de lixo, que deverão ser usados em cidades onde ainda não houve ordem de serviço para início de operação da concessionária

Gisele Barcelos
Publicado em 24/12/2024 às 17:58Atualizado em 24/12/2024 às 18:00
Compartilhar
Caminhão da concessionária que já realiza a coleta de lixo em Uberaba, única cidade, até agora, em que ela opera pelo Convale (Foto/Divulgação)

Caminhão da concessionária que já realiza a coleta de lixo em Uberaba, única cidade, até agora, em que ela opera pelo Convale (Foto/Divulgação)

Com apenas Uberaba atendida pela concessionária do gerenciamento regional do lixo até o momento, o Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande) abriu licitação para contratar caminhões compactadores de lixo destinados à coleta de resíduos sólidos e transporte até o aterro.

Realizado na modalidade pregão eletrônico, o processo é destinado ao registro de preços para a locação de oito caminhões compactadores de lixo. Conforme o edital, o montante estimado para é de R$8.631.039,96 para atender eventual demanda dos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Delta, Planura, Itapagipe, Frutal, Sacramento, Uberaba e Veríssimo. A disputa está marcada para o dia 6 de janeiro e a vencedora será a empresa que oferecer o menor valor.

Procurada pela reportagem do Jornal da Manhã, a diretora geral do Convale, Vanessa Faria, disse que o registro de preço é para suprir a demanda principalmente das cidades consorciadas que ainda não emitiram as ordens de serviço para a concessionária entrar em operação. “Estamos fazendo e deixando pronto, justamente para os municípios onde não iniciamos o serviço pela concessão”, manifestou.

Quanto à inclusão de Uberaba no pacote, a diretora justificou que em todo processo licitatório do Convale é de praxe citar todos os municípios integrantes. Como a concessionária do gerenciamento regional do lixo já está operando na cidade e presta o serviço de coleta regularmente, ela informou que os caminhões locados pelo consórcio só seriam acionados em caso de algum imprevisto. “Colocamos à disposição para alguma necessidade emergencial que surgir”, acrescentou.

Chegando a dois anos da assinatura do contrato da concessão, Uberaba ainda é a única cidade que já emitiu a ordem de serviço à concessionária do gerenciamento regional do lixo. Havia a expectativa de que Conceição das Alagoas e Sacramento também começassem a ser atendidas pela empresa este ano, o que não se concretizou.

Segundo a representante do Convale, as duas cidades seguem em processo de adequação do sistema para a entrada em funcionamento da concessão.

Já os municípios vinculados à Copasa, estão em tratativas com a concessionária em relação ao formato para a cobrança dos recursos referentes à taxa de lixo. A proposta da companhia seria receber os valores em conta própria e depois repassar o montante arrecadado à empresa, o que é diferente do modelo previsto no edital e não foi aceito pela concessionária até o momento. “Para a Copasa fazer alteração, teria que mexer em um sistema que funciona em mais de 600 municípios e isso traz muito desgaste. Estamos discutindo o que podemos fazer nesse caso”, finalizou.

Projeto de educação ambiental nas escolas municipais mira coleta seletiva

Para atender exigência referente à coleta seletiva, a concessionária do gerenciamento regional do lixo deu início este mês a projeto de educação ambiental nas escolas municipais de Uberaba. As unidades escolares já se tornaram pontos de entrega voluntária de recicláveis e agora a empresa deve iniciar ações para ampliar a coleta seletiva na cidade.

Inicialmente, a empresa tinha até julho para assumir a coleta seletiva em Uberaba, mas houve um pedido de prorrogação e o prazo foi estendido. A diretora geral do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande), Vanessa Faria, informou que dentro desse período, a empresa desenvolveu um plano de educação ambiental para conscientização da comunidade escolar e também implantou 21 pontos de entrega voluntária em escolas municipais para disponibilizar locais acessíveis para o descarte adequado de materiais recicláveis. Também já foi instituída uma logística para a coleta semanal dos itens nas unidades e entrega na Cooperu.

Para a fase inicial do projeto foram selecionadas as unidades: E. M. Boa Vista; E. M. Joãozinho e Maria; E. M. Maria Lourencina Palmério; E. M. Norma Sueli Borges; E. M. Professor José Geraldo Guimarães; E. M. Professor José Maccioƫi; E. M. Professora Esther Limírio Brigagão; E. M. Professora Jane Luce Araújo; E. M. Professora Luciene Aparecida do Carmo; E. M. Professora Stella Chaves; E. M. Reis Júnior ; E. M. Ricardo Misson; E. M. Santa Maria; E. M. São Judas Tadeu; E. M. Urbana Frei Eugênio; E. M. Professora Olga de Oliveira; E. M. Monteiro Lobato; Cemei Cláudia Aparecida Vilela Mesquita; Cemei Juscelino Kubitscheck (Catru); e Cemei Hildo Toƫti.

Com a atuação nas escolas, a representante do Convale informou que pode ser considerado que a concessionária iniciou o processo de operação da coleta seletiva em Uberaba. “Fizeram a coleta nas escolas com o caminhão da concessionária como programado inicialmente e agora vão começar a integrar outros pontos”, salientou.

Vanessa manifestou que a concessionária também começou a parte de comunicação e deverá lançar campanhas publicitárias educativas para orientar sobre a separação de resíduos.

Em paralelo, a diretora do Convale ponderou que a empresa deve agora concretizar os investimentos e manutenções na estrutura da Cooperu para preparar a cooperativa para o aumento do volume de resíduos recicláveis a partir de agora.

Segundo Vanessa, a expectativa é que a coleta seletiva esteja ampliada para toda Uberaba ainda no primeiro semestre de 2025.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por