PERDA

Corpo do ex-vereador Miguel Peixoto é velado no salão da Câmara Municipal

Marconi Lima
Publicado em 17/09/2025 às 21:13
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Morreu nessa quarta-feira (17), aos 84 anos, em Barretos-SP, onde estava internado, o ex-vereador Miguel Ferreira Peixoto, que exerceu mandato de 1989 a 1993, tendo sido primeiro secretário da Mesa Diretora no período de 1989 a 1990. No seu mandato foi elaborada a atual Lei Orgânica Municipal (LOM).

Conforme registros da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), Peixoto teve atuação marcante em diversas comissões do Legislativo. De acordo com informações da CMU, ele vinha tratando de um câncer no pâncreas.

Por determinação do presidente do Legislativo, vereador Ismar Marão (PSD), o velório do ex-vereador acontece no salão nobre da Câmara Municipal e o sepultamento está marcado para as 13h desta quinta-feira (18) no Cemitério São João Batista.

Na Legislatura de 89 a 93, além de Miguel Ferreira Peixoto, eram vereadores Abdias Fernandes de Paula, Ademir Vicente da Silveira, Além-Mar Paranhos, Antônio Carlos Ribeiro, Antônio Carlos Silva Nunes (Tony Carlos), Arly Coelho da Silva, Cícero Gonçalves do Nascimento, Daltro Batista de Paiva, Heli Geraldo de Andrade, João Batista da Cruz, José Rodrigues de Rezende, José Gonzaga da Silva, José Osório Guimarães, Leci de Castro Ferreira, Milton Decina Salge, Newton Ronaldo da Cunha Prata, Paulo César Soares (China) e Ricardo Prieto Ribeiro.

Em novembro de 2015, Peixoto concedeu entrevista ao programa “Movimento”, veiculado na TV Câmara e comandado pela jornalista Evacira Coraspe.

Durante a entrevista, ele lembrou de sua eleição para a Câmara, pelo PTB, e de sua participação na vida legislativa. Um dos fatos que ele destacou foi que na Legislatura em que atuou foi discutida a possibilidade de captação de água no rio Grande.

“À época, o financiamento para viabilizar essa captação era um investimento muito alto. O município comprometeria praticamente toda a sua capacidade de endividamento somente para realizar a obra. Então, para aquele momento seria inviável. Mas tivemos na Câmara debates muito calorosos, com envolvimento de muitos agentes políticos. Foi um momento muito marcante naquela legislatura”, disse na entrevista ao programa “Movimento”, em 2015.

O ex-vereador recordou outro momento de tensão naquele período, que foi o julgamento das contas do então prefeito Wagner do Nascimento. “O plenário era pequeno e as discussões eram calorosas. Eu era o relator da comissão que avaliou essas contas”, recordou.

Uma de suas últimas manifestações públicas ocorreu em 2019. Falou sobre o projeto de revitalização da avenida Leopoldino de Oliveira. À coluna ALTERNATIVA, do Jornal da Manhã, disse que seria praticamente impossível executar a obra até o fim do ano, como queria o então prefeito Paulo Piau.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por