Parlamentar pretende buscar explicações na ANTT sobre os motivos de a duplicação completa entre Uberaba e Nova Serrana não estar prevista no novo projeto
Deputado federal Franco Cartafina diz que o primeiro movimento é entender a modelagem proposta pela ANTT. Foto/Divulgação
Após duplicação da BR-262 entre Uberaba e Nova Serrana não ser inserida no projeto da nova concessão da rodovia, o deputado federal Franco Cartafina (PP) manifestou que pretende fazer uma mobilização para tentar reverter a situação até o fim do mandato.
Em entrevista ontem à Rádio JM, o parlamentar informou que está tentando uma agenda com representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em Brasília ainda esta semana para se inteirar dos motivos para a duplicação menor prevista no novo projeto. O mesmo também deverá ser feito com o Ministério da Infraestrutura.
Cartafina salienta que acompanhou todo o trâmite para a relicitação da BR-262 e a não-inclusão da duplicação do trecho entre Uberaba e Nova Serrana é um fato novo. Por isso, o primeiro movimento é para compreender o que aconteceu em relação ao projeto. “Até o último dia do meu mandato, vou me posicionar para, numa futura licitação, a gente ser contemplado do jeito que a gente quer ou o mais próximo possível”, assegurou.
O deputado também salientou que ainda há tempo para reverter a situação, pois a nova concessão ainda está na fase de estudos e a abertura da consulta pública é o momento propício para apresentar propostas de alteração. “Vamos fazer uma força política para defender [a duplicação total]. Agora, na concepção, é que consegue fazer as modificações. Depois que está batido o martelo, não tem como mudar mais. Estamos no momento crucial para fazer essa defesa. É uma bandeira que vou até o final defendendo para poder transformar em realidade”, declarou.
O parlamentar ainda reforçou que já se inscreveu para participar da audiência pública que acontecerá no dia 1º de dezembro e apresentará questionamentos em relação à proposta. “Se estivermos tomando prejuízo, vou aproveitar o resto do mandato para não deixar essa peteca cair”, disse.
Aguardada desde 2014, a duplicação integral da BR-262 de Uberaba até Nova Serrana não está prevista no projeto da nova concessão da rodovia. Pela proposta atual, apenas um trecho menor, entre Luz e Nova Serrana, deverá ter a pista duplicada. No restante da via, está prevista apenas a implantação de 159,57 quilômetros de faixas adicionais.
O novo projeto de concessão prevê somente 44,3 quilômetros de trechos duplicados. Conforme o modelo divulgado na consulta pública, a duplicação será de Nova Serrana até o entroncamento com a MG-170, acesso à Moema-MG. O projeto prevê ainda que a obra seja executada entre o quinto e sexto ano da concessão.