Os carnês do IPTU 2010 começam a ser distribuídos apenas na quinta-feira (18), pelos Correios. Gráfica contratada para confeccionar o material atrasou a entrega das guias, mas, por enquanto, a Secretaria da Fazenda não prevê prorrogação da data de vencimento.
O subsecretário municipal da Fazenda, Edvar Pereira, explica que as guias estavam impressas na gráfica. O problema foi a montagem dos carnês, feita manualmente. Segundo ele, o trabalho já foi concluído, porém não houve tempo hábil para a empresa remeter o material de São Paulo. “Chegou o primeiro lote, com no máximo 2.000 carnês. A distribuição começou no sábado, mas foi pequena porque os Correios funcionam apenas até meio-dia”, informa.
Edvar acrescenta que a gráfica já se comprometeu a enviar o restante dos carnês na quarta-feira (17) e a distribuição maciça começa no dia seguinte. O subsecretário avalia que o cronograma para término da entrega das guias sofrerá alteração. Entretanto, ele acredita que o trabalho estará concluído até o fim de fevereiro. “O vencimento da cota única ou da primeira parcela está mantido para o dia 10 de março”, reforça.
Conforme informação da assessoria de imprensa dos Correios, a postagem dos carnês está realmente prevista para quinta-feira (18) e o prazo final para entrega das correspondências é de 10 dias úteis, após a efetivação da postagem.
Quem optar pelo pagamento à vista do IPTU, terá 20% de desconto. No caso do parcelamento, o contribuinte poderá fracionar o imposto em até nove parcelas, com valor mínimo de R$ 35 cada. O vencimento será no dia 10.
Contribuintes com moradias de até 50m² de área construída, com apenas uma unidade lançada no terreno e que só tenha um imóvel em seu nome, podem requerer a isenção do pagamento do IPTU. O benefício não é automático.
Também na quinta-feira (18), a Prefeitura estará com esquema especial pronto para sanar dúvidas dos contribuintes sobre o IPTU 2010. Duas tendas foram montadas no pátio externo do Centro Administrativo, com computadores, impressoras e 23 atendentes exclusivos.
A partir do dia 20 de fevereiro, as guias do IPTU estarão disponíveis na internet. Basta informar o endereço completo do imóvel, o nome do proprietário ou número de cadastro na PMU.