Uma nova mentalidade de trote universitário pode ser introduzida em Uberaba a partir da segunda semana de agosto. Apresentação do projeto a instituições de ensino, entidades de classe e à comunidade acadêmica aconteceu ontem, no plenário da Câmara, pelo professor Marcelo Capucci, pedagogo e educador ambiental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
O projeto coloca um “ponto final” nos trotes de calouros sujos de tinta espalhados pelos semáforos de Uberaba pedindo dinheiro. O primeiro passo, segundo Marcelo Capucci, é desenvolver um trabalho de conscientização junto à comunidade acadêmica. Os recém-aprovados, motivados pelas instituições, sairiam às ruas recolhendo garrafas de refrigerante pet destinadas às instituições que trabalham com propostas socioambientais.
Esta ação, no entender do educador ambiental, atenta para a responsabilidade social e o controle ambiental desde o início da formação universitária. Capucci idealizou projetos ora patrocinados pela Petrobras, contabilizando excelentes resultados em Brasília.
Com a adesão da comunidade acadêmica, a segunda estratégia é a realização de um evento cuja entrada seria uma garrafa pet. No “Meio Ambiente Trote Fest”, a embalagem será utilizada como instrumento de percussão tocado por todos ao ar livre, formando um grande grupo musical. A expectativa deixada pela apresentação é que o evento aconteça na segunda semana de agosto para aferir a reação dos universitários ao projeto.
Marcelo Capucci demonstra disposição em expandir a proposta por outras regiões do Estado. Segundo a publicitária que o trouxe a Uberaba, Fabiana Cunha, ele permanece hoje na cidade para conversar com o governador Aécio Neves, na entrega da Comenda Chico Xavier, pedindo apoio à iniciativa.
A reunião na Câmara Municipal foi viabilizada pelo vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), que externou a satisfação em conhecer o projeto.