Nova Mesa Diretora eleita ontem, apoiada pelo “Grupo dos 13” tem Fernando Mendes como presidente; Professor Wander, primeiro vice-presidente; Luciene Fachinelli, segunda vice-presidente; Samuel Pereira, primeiro secretário, e Pastor Eloisio, segundo secretário (Foto/Divulgação)
O vereador Fernando Mendes (MDB) foi eleito por unanimidade ontem presidente da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) para o biênio 2023/24. Concorrendo com chapa única, Mendes que é líder do Governo, foi lançado candidato à presidência do Legislativo, com apoio do bloco conhecido como Grupo dos 13.
A eleição de Mendes fortalece a bancada evangélica na CMU, uma vez que, além dele, outros três integrantes da Mesa Diretora se professam evangélicos. Apenas a vereadora Luciene Fachinelli, eleita segunda vice-presidente, não integra o grupo.
Além de Fernando Mendes, que é fiel da Igreja Universal do Reino de Deus, integram a mesa os vereadores evangélicos Wander Araújo (PSC), como primeiro vice-presidente; Samuel Pereira (MDB), como primeiro-secretário, e Eloisio José dos Santos (PTB), como segundo-secretário.
Com o fortalecimento da bancada evangélica na Câmara, a ordem no Legislativo deverá, nos próximos dois anos, estar voltada a pautas mais conservadoras, uma vez que os integrantes da Mesa Diretora, na maioria das vezes, fizeram defesa da chamada “pauta de costumes”.
A posse dos novos integrantes da Mesa Diretora já tem data marcada; será no próximo dia 10, no Anfiteatro do Centro Administrativo. Porém, Mendes somente comandará a CMU a partir de 1º de janeiro do próximo ano.
Fernando Mendes está em seu segundo mandato. É empresário do setor alimentício. Foi eleito pela primeira vez na Legislatura 2017/20, com 2.040 votos, e na reeleição em 2020 obteve 1.743 votos.
Professor Wander é formado em Educação Física e está em seu primeiro mandato. Foi eleito com 1.245 votos. Já Luciene Fachinelli, atualmente é a primeira-secretária da Mesa Diretora, está em seu primeiro mandato e foi eleita com 2.840 votos. É servidora pública municipal de carreira.
Samuel Pereira é o mais experiente integrante da Mesa Diretora e está em seu quarto mandato consecutivo. Obteve, em 2020, 1.623 votos. Atual segundo vice-presidente da Mesa Diretora, Eloisio José dos Santos é pastor e presidente da Igreja Assembleia de Deus Catedral do Avivamento. Foi eleito para seu primeiro mandato com 822 votos.
Em seu discurso, logo após confirmada a eleição para a presidência da CMU, Fernando Mendes agradeceu aos colegas de parlamento e assessores, destacou o respeito ao Poder Executivo, mas que a Câmara fará um trabalho independente. Garantiu que a Casa sempre agirá em defesa dos interesses do povo e destacou que terá importantes desafios na condução da CMU, mas, com a ajuda de todos, o Poder Legislativo estará fortalecido.