
(Foto/Divulgação)
Durante o evento de apresentação do projeto de incentivo ao centro, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (PSD), disse que o primeiro edital para contratação de obras do Programa Desenvolve Uberaba, deve ser lançado até o fim de dezembro. Em fevereiro ou março de 2026, a expectativa será de assinatura da ordem de serviço.
Além de uma segunda fonte de abastecimento, o Programa Desenvolve Uberaba prevê implantação de novas estações de tratamento de água e de esgoto, revitalização da rua Arthur Machado, construção do Parque do Horto e reformas do Parque do Jacarandá e da Mata do Ipê. O pacote inclui ainda revitalização de entradas da cidade e expansão da malha cicloviária.
No cronograma do programa previsto inicialmente, ainda neste ano seriam lançadas licitações para a captação de água no rio Grande, revitalização da rua Arthur Machado e reforma do Parque do Jacarandá. No entanto, segundo a prefeita, para dezembro é esperada a publicação do edital para a obra de captação de água no rio Grande. Ficando os demais processos para serem deflagrados em 2026.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o atraso no lançamento das licitações se deve ao fato de o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) ainda analisar alguns editais.
Em julho passado, dentro do Programa Desenvolve Uberaba, foi realizado o georreferenciamento da rua Arthur Machado. Uma das primeiras etapas do projeto foi o escaneamento da infraestrutura subterrânea da via, para mapear redes antigas e evitar problemas durante as obras de revitalização.
O mapeamento subterrâneo é considerado crucial para identificar redes de água, esgoto e outras infraestruturas, já que os registros existentes na área são antigos e desatualizados.
O escaneamento foi a primeira etapa do Programa Desenvolve Uberaba, que visa revitalizar a região central da cidade, impulsionar o comércio e melhorar a infraestrutura urbana.
Os recursos do projeto foram garantidos através de financiamento firmado entre a Prefeitura de Uberaba e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), no valor de US$ 72 milhões para investimento em obras estruturantes para a cidade. A maior parte dos US$ 72 milhões será destinada à captação de água no rio Grande e à construção de novas estações de tratamento de água e esgoto.