POLÍTICA

Empresa pede licenciamento para instalar termoelétrica em Uberaba

Sem dar muitos detalhes, revelação é do deputado Franco Cartafina, que adiantou apenas que o projeto pode contribuir na questão da captação de água da cidade

Gisele Barcelos
Publicado em 01/11/2022 às 21:15Atualizado em 15/12/2022 às 23:52
Compartilhar

Franco Cartafina e a representante da Vértice Engenharia, empresa que está dando consultoria na execução do projeto. Foto/Reprodução

Uberaba pode receber investimento de usina termoelétrica. Os empreendedores já deram entrada no processo de licenciamento ambiental junto à Prefeitura, porém, os detalhes sobre o projeto ainda não foram revelados.

O anúncio do empreendimento foi feito pelo deputado federal Franco Cartafina (PP), em vídeo publicado nas redes sociais. Na postagem, ele aparece ao lado de funcionária da equipe Vértice Engenharia, empresa de consultoria que está à frente da execução do projeto.

Segundo o deputado, as tratativas com o grupo de investidores estão em andamento há alguns meses e ele vem dando suporte nas articulações com o governo federal e o Estado. O parlamentar adiantou que os investidores já têm área definida para implantação do empreendimento em Uberaba e agora estão dando andamento ao processo burocrático para a emissão da licença ambiental junto à Prefeitura.

Franco afirmou, que os investidores têm uma visita prevista a Uberaba neste mês, quando devem ser divulgados os detalhes sobre o valor do investimento na usina termoelétrica, previsão para início de obras e geração de empregos na cidade. Por enquanto, ele diz que as informações estão mantidas em sigilo para não interferir na concretização do projeto.

O parlamentar antecipou apenas, que o empreendimento poderá trazer benefícios em relação à captação de água em Uberaba e ajudar a minimizar os problemas ligados à crise hídrica, mas também não especificou o que estaria previsto no projeto.

Procurada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Prefeitura informou apenas que o pedido de licenciamento referente à termoelétrica foi protocolado no dia 31 de outubro e ontem já havia sido encaminhado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde passará por análise técnica e jurídica.

A possibilidade de instalação de uma usina termoelétrica em Uberaba começou a ser ventilada no ano passado, a partir da aprovação da Medida Provisória (MP) da privatização da

Eletrobras. O texto estabeleceu regiões que serão beneficiadas para a construção de novas térmicas e o Triângulo Mineiro está incluído na lista.

A MP prevê a contratação de 6GW termoelétricos em determinadas regiões do país, por meio dos novos leilões de reserva de capacidade, em fase de regulação.

Além disso, a Medida Provisória que privatiza a Eletrobras trouxe a expectativa de destravar projetos do setor de gás no Brasil, inclusive o empreendimento que atenderia o Triângulo Mineiro e a região Centro-Oeste. Uma emenda inserida no texto determina a geração mínima durante todo o ano nas usinas beneficiadas, medida considerada necessária para viabilizar trajetos mais longos de gasoduto.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por